terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

How I Made my First Million From Poker

Embora gostasse de o fazer ainda não venho aqui reportar como ganhei o meu primeiro milhão a jogar poker ... lá chegará o dia!


Terminei hoje de ler este livro e fiquei bastante satisfeito com o que aprendi de novo assim como com os conceitos que já conhecia e cada vez ficam mais interiorizados. Este livro diferencia-se dos que li até agora porque é apresentado na 1ª pessoa e o autor conta, por vezes de forma bem detalhada, os altos e baixos que teve de atravessar ao longo da sua carreira até à sua situação atual (huge winner :) ).

Por coincidência, ou não, a leitura deste livro ocorreu na altura perfeita uma vez que neste mês de fevereiro atravessei uma série de maus resultados que me poderiam ter abalado (mais ainda) a confiança, não fossem os exemplos do livro ajudarem-me a relembrar que acontece a todos ... mesmo aos grandes vencedores. O SlowHabit passou por uma fase tão negra na PartyPoker que chegou a fechar a conta e pedir para criar uma diferente ou não jogaria lá mais ... porque a antiga estava amaldiçoada. Este nível de Tilt nunca atingi, também nunca tive downswings de 80.000$, mas dá para perceber que realmente passou por um mau bocado!

Uma coisa que achei curiosa foi perceber que cerca de 95% do conteúdo do livro já conhecia, quer através da leitura de outros livros e artigos ou visualização de vídeos, o que significa que tenho feito um bom trabalho na busca de informação e tenho apreendido e memorizado o que estudo. Não quero com isto dizer que se tornou chato reler sobre assuntos que já conhecia porque, tal como já disse, isto permite-me filtrar as informações que são transversais a todas as fontes de informação e que serão, porventura, as mais importantes.

Algumas das adaptações ao jogo, e fora dele, que tenho vindo a implementar resultantes da leitura deste livro, no meu post de 17 de Fevereiro "Está na hora de fazer algumas mudanças, no jogo e fora dele!" falei sobre algumas, parecem estar a resultar porque ontem mesmo ouvi um desabafo, desta vez pela positiva, quando a Xana me disse que me tem sentido mais calmo após as sessões (as quais ainda por cima não me têm corrido especialmente bem) e que assim o ambiente em casa está muito melhor.

Ouvi com atenção, não comentei, mas senti-me melhor a ouvir estas palavras do que se terminasse uma sessão com 100% de ROI ... uma vez que tenho feito um esforço muito grande para estudar e controlar esta componente do jogo que é, para mim em particular, a mais difícil de aplicar. Quando passo por um downswing o que costumo fazer é parar um pouco para estudar o meu jogo e dos winners do momento, identifico e corrijo os maiores leaks que encontro e volto a meter volume ... o que tem resolvido a situação, mas se entro em tilt em grande parte das sessões a resolução deste problema, que vai sempre ultrapassar o momento em que estou a jogar e contagiar os que me rodeiam, é sempre muito mais difícil de resolver!

Assim sendo, e se consegui chegar a este ponto, vou tentar manter e melhorar ... tanto quanto possível para sempre!

E porque amanhã tenho de voltar a viajar de comboio ... e seria -EV desperdiçar os cerca de 60 minutos de viagem ... já decidi que vou voltar a estudar a componente técnica do jogo e decidi reler o Sit´n Go Strategy, do Colin Moshman. A 1ª vez que o li acho que ainda estava muito verde em relação a certos parâmetros do jogo e posso não ter apreendido toda a informação que este Sit&Go expert lá colocou.


Embora não esteja a jogar STT`s penso que a informação será útil para os meus sits de 18 man ... especialmente para a fase em que entro na Final Table. No final farei uma apreciação pessoal do livro como fiz em relação ao anterior.

Ps: Embora o livro do Nguyen seja realmente muito interessante apenas tenho pena dele ser jogador de cash e alguns trechos do livro estarem muito direcionados para essa vertente do jogo. Fico a imaginar o bom que seria o mesmo conceito de livro mas sobre, por exemplo, o percurso do André Coimbra. Fica a sugestão se ele algum dia ler este post! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário