terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

15$ - 1ª (mini) Sessão

Hoje fiz a minha primeira sessão nos jogos de 15$. Tal como esperava não senti grandes diferenças relativamente ao nível dos jogadores e a quantidade de maus jogadores parece ser semelhante à que encontrava, em média, nas mesas dos 7$ ... assim sendo parece-me que será possível bater este nível sem ter de fazer grandes modificações ao jogo relativamente à estratégia adoptada para bater os 7$.

Embora "apenas" tenha mudado o nível de buy-in confesso que entrei algo apreensivo e ansioso na sessão, se calhar ainda mais do que na 1ª sessão que fiz no âmbito do projeto. Tenho perfeita noção que não joguei tão solto como o tenho feito habitualmente e nas mesas que estava com possibilidade de pressionar, especialmente na fase de pre-bolha e bolha, coloquei um pequeno travão na agressividade para garantir antes de tudo os ITM´s. Embora esta atitude seja menos $EV sei que, pessoalmente, o tenho de fazer porque necessito de gerir com bastante cuidado a minha componente psicológica do jogo.

Stats:


Comentário: A sessão terminou negativa cerca de 5,5 buy-ins embora este valor correspondesse às piores sessões, naquelas em que tudo corre mal, dos 7$ e por isso prefiro pensar em termos de BI ou fico algo preso aos números. Tendo em conta que, por norma, quando faço as minhas sessões mais longas, nos primeiros 10 ou 15 jogos faço um número mais baixo de ITM´s e apenas começo a bombar a partir do meio da sessão (não por começar a jogar melhor ou pior mas porque o volume permite equilibrar melhor a distribuição das bads, coolers, etc) o resultado da sessão foi dentro do que tem sido normal porque apenas joguei 14 sits. A isto ainda acrescento o facto de ter jogado um pouco mais tight o que deve ter resultado nos dois quartos lugares porque não entrei tão "gordo" ITM e perdi parte da minha fold equitity, tão importante para esta fase!

Mãos da sessão


Poder das Stats




Comentário: Nesta mão, tendo em conta as stats bem loose do vilão na BB que com 25 mãos era um 50/23, já sabia que a partir do momento em que ía fazer pressão sobre ele teria de ser capaz de responder à sua agressividade, devido às suas stats e à força da mão de que dispunha. Tal como previ, ele fez call ao meu raise e o flop foi muito bom para a minha mão. Fiz a C-bet, por valor mesmo porque acreditei que tinha os melhores kicker´s possíveis contra o range de mãos do vilão e os dois Ases no Flop diminuíam a possibilidade dele ter um na mão, para além de que acredito que se tivesse me raisava ainda pré-flop. Para confirmar a minha teoria ele não fez call à minha c-bet, como deveria para esconder se tivesse acertado trips no flop, e então porque haveria de me raisar e expulsar da mão??? ... Assumi logo um bluff desesperado e por isso dei call ao push confiante na minha leitura de todos os dados. Claro que podia ser o caso dele ter um pocket pair, uma vez mais pouco provável porque acredito que teria tribetado pré-flop, a não ser que fosse QQ ou KK mas para os quais eu tinha 2 blockers, e exceto contra 33, com a qual uma vez mais não precisava de me expulsar da mão, eu ainda tinha uma equidade monstruosa caso acertasse um K ou Q ou se a board dobrasse transformando o meu K em kicker.

Bolha


Comentário: Penso que a minha decisão aqui é fácil, ainda mais pressionado pelo jogador (reg) que mais tem a ganhar com a situação caso eu foldasse ou desse call e perdesse, como foi o caso. Por azar ele estava com uma parte do range que dominava a minha mas tenho a certeza absoluta que o faria com uma enormidade de mãos contra as quais eu partiria na frente ... foi uma espécie de cooler tendo em conta toda a situação. Aqui só não faria call a um push do CO ou HJ.

Obrigado pelas boas vindas :)


Comentário: No meu anterior post eu tinha "pedido" aos jogadores deste nível para tratarem bem aqui do caloiro e à stars para baralhar as cartas como deve ser ... mas não era preciso tanto ... nesta que foi a 1ª mão em que meti todas as fichas na mesa nos 15$ o vilão decidiu, qual presente de boas vindas, oferecer-me todas as suas fichas e a Stars presentear-me com um belo Full House ...

Bibliografia


Terminei ontem de ler este livro. Achei-o interessante, especialmente os atalhos matemáticos que ao autor apresenta para sabermos em cada situação se temos a equidade suficiente para dar call, fold ou raise.

A aplicação prática do conteúdo parece-me mais indicada para o jogo de cash, especialmente live, porque a multitablar online vai ser um pouco difícil, pelo menos numa primeira fase, conseguir ter rapidez de raciocínio para fazer as contas mesmo da forma simplificada explicada no livro.

Se um dia começar a jogar cash, ou melhor quando, vou certamente reler certos excertos do livro para aprimorar a matemática de cada uma das decisões que vier a tomar.





Como o estudo e evolução no jogo não pode parar, e as viagens de comboio continuam a durar cerca de uma hora, hoje mesmo começei a ler este livro que foi aconselhado pelo André Coimbra num post do seu novo Blog.

Optei por este livro porque me parece que estou numa fase da "carreira" em que vai ser para mim positivo e motivador acompanhar uma história de sucesso, como é o caso da do "SlowHabit".

Com cerca de 33 páginas lidas já percebi que o livro vai ao encontro do que eu realmente pretendo, ou seja, menos componente técnica e mais questões relacionadas com tudo o que envolve o poker fora da mesa, nomeadamente, equilibrio entre o jogo e a vida real, modo de encarar esta atividade, requisitos para uma possível profissionalização, etc, etc ...

Aproveito para deixar o trecho que mais gostei de ler:


The Professional

Quick, what do you think is the greatest compliment high-stakes and nosebleed players give to opponents whom they hold  in high regard?

It’s not "he´s fearless." Tons of players playing those stakes are fearless.

It’s not "he´s smart.” Tons of them are smart.

It’s not “his game is so balanced.” Tons of them balance their ranges ver well.

Rather, it’s “he’s such a professional” What exactly does that mean?

To say a player is a professional means the player views poker as a job in which he excels at variables over which he can exert control. For example, the player rarely, if ever, spews or randomly spazzes in a pot. He has logical reasons for his plays.

The plaver knows it’s time to quit when things aren’t going his way and he’s having a had day. He also knows to keep playing when everything is going well at his table. He keeps his emotions in control and the moment he recognizes there’s a hint of tilt, he stops playing. He also “game selects” well.

All of these characteristics that earn respect and praise from world-class players, you, too, can possess. When it comes to having these characteristics, there’s no variance. The comprise a skill set that is required if vou want to keep playing poker at a high level for years to come.
 
Comentário: Depois de ficar com 95 Buy-ins para os 15$ resta-me saber se contínuo neste nível ou se devo regressar aos 7$ para perfazer novamente os 100 BI e só depois voltar a tentar. Esta decisão vou deixar a cargo do meu coach se fosse por mim, em conformidade com a minha habitual hyper tight & stupid strategy com que sempre decidi o que jogar, ía já para os 3,5$, com mais de 300 buy-in´s, multitablar 20+ mesas para ver no que dava ...

Sem comentários:

Enviar um comentário