sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Andar do Bêbado (so far so good)

Desde que terminei a 2ª leitura do livro sobre Stt´s, do Colin Moshman, que não encontrava nada de interessante para ler na viagem matinal de comboio ... e não me apetece ler pela 3ª vez o Kill Everyone que seria, dos livros que já li, o único que via algum interesse em repetir ...

Com isto não quero dizer que desaproveitei esse tempo, coisa que não faço desde que me dediquei ao estudo do poker, tendo ouvido todas as entrevistas do Jared Tendler, na sua rubrica da QuadJacks, The Mental Game - Poker Mindset Radio.

Achei-as interessantes ... mas não passaram muito disso ... foi por assim dizer um aproveitamento do tempo meio que para o breakeven ... nem + nem - EV ... sendo talvez sinal que tenho feito um bom trabalho no estudo desta componente do jogo (e da vida) e por isso não encontrando muita informação desconhecida!

Há uns dias atrás, enquanto "vagueava" pelos posts da PokerStrategy, deparei-me com uma referência ao seguinte livro:


Neste momento, prestes a retomar o grind pesado e vindo duma valente downswing, poucos assuntos me parecem mais indicados para estudar que os aqui abordados, dos quais destaco dois dos que encontrei na descrição do livro:

"... não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas ..."

"... este livro apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso e, como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar ..."


Hoje mesmo iniciei a leitura (e que bem melhor que se passa a viagem desta forma) e estou bastante satisfeito com o que encontrei destacando, desde já, dois trechos que me agradaram muitíssimo:

"... frequentemente empregamos processos intuitivos ao fazermos avaliações e escolhas em situações de incerteza. Não há dúvida de que tais processos nos deram uma vantagem evolutiva quando tivemos que decidir se um tigre dentes-de-sabre estava sorrindo por estar gordo e feliz ou porque estava faminto e nos via como sua próxima refeição. Mas o mundo moderno tem um equilíbrio diferente, e hoje tais processos intuitivos têm suas desvantagens. Quando utilizamos nossos modos habituais de pensar, ante os tigres de hoje, podemos ser levados a decisões que se afastam do ideal, e que podem até ser incongruentes ..."

"... a realidade que percebemos não é um reflexo direto das pessoas ou circunstâncias que a compõem, e sim uma imagem borrada pelos efeitos randomizantes de forças externas imprevisíveis ou variáveis. Isso não quer dizer que a habilidade não importe, ela é um dos fatores ampliadores das chances de êxito, mas a conexão entre ações e resultados não é tão direta quanto gostaríamos de acreditar. Assim, nem nosso passado é tão fácil de compreender nem é fácil prever nosso futuro, e em ambos os empreendimentos podemos nos beneficiar da capacidade de enxergar além das explicações superficiais ..."

Para terminar o post, com chave de ouro a meu ver, deixo frase que mais me deu que pensar e que melhor se aplica ao pior dos erros que tenho vindo a cometer:

"... as pessoas bem-sucedidas, em todas as áreas, quase sempre fazem parte de um certo conjunto ... o conjunto das pessoas que não desistem ..."

4 comentários:

  1. EH pah... agora fiquei curioso para o ler também. O acaso é nosso amigo e eu não desisto enquanto ele não me encontrar!! ;)

    ResponderEliminar
  2. vais por toda a gente a ler este livro. eu já comecei hoje :) gracias!

    ResponderEliminar
  3. ... devia pedir uma comissão ao autor :)

    ResponderEliminar