quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 1ª sessão

Decidi denominar de "Become Poker Player***", a minha parte do projeto com o LOBO e o FEGEE, para o ano 2012, uma vez que em 2011 tornei-me numa especie de teórico do jogo mas que nada tem a ver com ser um Poker Player, propriamente dito, dada a escassez de jogos realizados.

Fiz hoje a 1ª sessão e decidi postar os seus resultados não por terem sido (bem) positivos mas porque no final do projeto, depois dos 12000 jogos projetados, esta sessão vai ser especial por ter sido aquela onde toda a aventura começou.

Assim sendo, apenas neste report inaugural, decidi postar o gráfico da sessão e comentar 5 mãos da sessão.

Stats:


Mãos:

1ª - Jogo (muito pouco) cooperativo:



Comentário: Como sabem, mas este parceiro aqui parecia não saber, nos sit&go´s quando um adversário cai os restantes jogadores da mesa, por si só, ganham dinheiro ao incrementar a sua equidade em relação aos prémios. Nesta jogada, na qual poderia perfeitamente ter isolado o short, preferi apenas pagar o shove para dar boas odds ao BB a dar call e jogarmos em cooperação para eliminar um jogador. Neste caso específico, com a segunda maior stack da mesa, interessava-me mesmo muito eliminar os dois short´s uma vez que o deep stack estava a fazer um bom trabalho de pressão nesta pré-bolha, que era no fundo a bolha dada a stack dos dois shorts, para entrarmos o mais rápido possível nos prémios e aliviar o ICM na luta pelos degraus de pagamento. O mais engraçado foi que o BB, mesmo sem side-pot, decidiu ser guloso e em vez de garantir a eliminação do short preferiu tentar tirar-me da mão com o resultado que está à vista. É claro que poderia ser ele com o nut flush na mão e por isso, caso tivesse menos fichas que ele, provavelmente até largaria o trio porque tinha o ITM bem encaminhado mas aqui optei por seguir o meu instinto que o colocava em TP com FD ... eram 2 pares e foi o mm resultado.


2ª - Dar corda para se enforcar:



Comentário: Esta mão decidi colocar porque é um bom exemplo de como extrair o máximo valor do nuts. No flop, poderia ter apostado para esconder o monstro, mas achei que sem ter a mínima necessidade de proteger a mão devia deixa-lo acertar alguma coisa, ou tentar o bluff no turn ou river ... e assim foi!


3ª Mão - Big Laydown:



Comentário: Penso que esta mão mostra muito da minha evolução no pensamento do jogo uma vez há pouco tempo atrás este torneio tinha ficado por aqui mesmo. Quando faço o raise UTG e sou "apenas" pago por dois jogadores algo tights, o BB com as odds que tinha nem conta para mim, fiquei logo atento para a possibilidade de algum deles estar a jogar para set minning. Quando acerto TPTK decido apostar meio pote por valor e/ou informação sobre a possibilidade de algum dos vilões ter acertado em cheio e recebo a 3bet, seguida da 4bet ... o pensamento imediato ... vamos lá ver quem tem o JJ na mão ...


4ª Mão - Temos peixe para o jantar?



Comentário: O único comentário que me apraz fazer é garantir que eu tinha uma imagem tight na mesa ...


5ª Mão - A sessão foi excelente mas mesmo assim ...



Comentário: Fica a prova que se bem que a sessão foi bem lucrativa não foi um mar de rosas ... pelo menos recebi a má notícia no Flop o que ainda nos dá duas streets de esperança ... (uma nota ... o open raise de 3,5x foi missclick ... como é lógico eu queria induzir ação e não espantar a caça)

Conclusão Final: Foi muito bom ter começado, este que será um longo ano, com uma sessão positiva e logo para mim que sou tão NIT na gestão de banca (adoro pensar em 200 ou 300 BI) e o mestre LOBO decidiu que devíamos começar com 50BI ... ainda tentei convencê-lo em deixar-me jogar nos sits de 3,5$ mas percebi que se era para continuar a cometer os mesmos erros de sempre não valia a pena ter coach :)

Um outro pensamento (objetivo) que resultou da sessão inaugural foi que se tanto lutei e estudei para conseguir controlar a decepção com as bad beats e downswings vou ter de começar a controlar também o nível de satisfação com os resultados positivos sob pena de deitar por terra todo o esforço que fiz nesse sentido. Se não posso ficar minimamente afetado com a variância negativa de curto prazo do jogo também não o posso permitir no sentido oposto sob pena de sofrer uma recaída ... os resultados foram os que foram e o que interessa é que para cada spot, e com a informação que dispunha, executei os movimentos mais corretos possíveis!

*** Brevemente disponível :)

3 comentários:

  1. Parabéns!! Excelente sessão logo para começar :D

    Boa para motivar e aguentar possíveis fases negativas que poderão acontecer.

    Já agora, umas perguntinhas...

    1)Uma vez que não conhecias os jogadores desses níveis, pesquisaste-os no sharkscope/pokerprolabs durante o jogo? Só nas FT's?

    2)Quantas mesas jogaste ao mesmo tempo? Com ou sem ninja?

    3)Foste pondo notas e identificando os regs? Pretendes fazer algum tipo de table selection no futuro, não te registando em mesas com muitos regs?

    Abraço e continua a boa run!! Cá estarei par seguir este desafio ;)

    ResponderEliminar
  2. Thanks pelo apoio.

    1)Não os conhecia mas fico com uma ideia de quem são com as stats do Holdem Manager. Uma vez que tenho uma estratégia ofensiva bem definida pouco me importa quem são os adversários, e a sua qualidade, porque utilizo um range de push/call inexplorável.

    2) Estou a jogar 6 mesas, todas à vista, e a partir de hoje vou incrementando uma dia sim dia não. Uso o ninja mas, para já, apenas para me inscrever automaticamente nos torneios e para ter a info do nr de bb´s bem destacado.

    3) O número de mãos que vou ter dos jogadores e o facto de começar a reconhecer os avatares, ou então ver que estão na maioria das minhas mesas numa dada session, mostra se são regs ou não ... as stats do HM mostram se são regs bons (fugir deles) ou maus/exploráveis (procurar jogar com eles). Para já, mesmo que quisesse, não podia fazer table selection porque só posso jogar em horários bem definidos e tenho mesmo de me registar em tudo o que mexe :) ... lá para o nível dos 30$ penso nisso :D

    ResponderEliminar