quinta-feira, 31 de maio de 2012

Maio & Junho


"Devia ter vergonha e ocultar a minha falta de capacidade/motivação/coragem/determinação etc etc" ... foi o que me veio à cabeça assim que pensei no que deveria escrever relativamente aos objetivos de defini para maio e, principalmente, quanto à sua persecução!

Se no dia 04 de maio, relativamente aos objetivos para este mês, escrevia no blogue ...

---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---
PS: Esqueci-me de registar o objetivo nr. 6 que será, provavelmente, o mais importante de todos e mais difícil, para mim, de cumprir:


6 -  Até ao fim do mês não mudar de sala, de jogo/BI, de estratégia, etc etc etc, sejam quais forem os resultados intermédios, salvo se ocorrer algum Black Friday, Sunday, Tuesday ... ou qualquer outro dia em que um qualquer iluminado se lembre de meter o nariz onde não deveria ser chamado!
---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---   ---

... no dia 05 de maio já estava a jogar MTT´s e Sits de 180 jogadores.

Assim, embora continuando jogar e a estudar afincadamente, não consigo definir um percurso e especializar-me numa variante de forma a melhorar ao ponto de ser lucrativo, bater os níveis e sentir-me realizado.

Para piorar a situação sinto que estou a perder o meu tempo e, pior ainda, a "roubar" tempo às pessoas que me são mais próximas e sem qualquer tipo de resultados que o justifique e compense.

 De fato, até chegar a este ponto, nunca havia sentido tamanho bloqueio e dificuldade em cumprir algo que tivesse definido ...

Posto isto e porque esta situação é, no mínimo, rídicula, vou pela última vez definir objetivos para um mês seguinte e, caso não os cumpra por razões da minha exclusiva responsabilidade (preguiça, desleixo, etc) deixo de jogar poker e vou dedicar-me a outra atividade qualquer!

Em maio terminei o livro "O andar do Bêbado". Embora o seu conteúdo não seja diretamente ligado ao poker aprofunda algo com o qual todos lidamos sempre que jogamos, uns melhor e outros da pior maneira (tilt), que é a aleatoriedade dos fatores que não podemos controlar.


Foi muito bom perceber, ou melhor, tomar consciência que por muito que estude ou jogue o meu A-Game estou sempre dependente de fatores externos, no caso do poker o baralho e consequente variância, que pode acelerar ou atrasar o nosso percurso rumo ao sucesso almejado. No livro são referidos diversos exemplos de como a aleatoriedade dos fatos ou acontecimentos catapultou gente "normal" para os patamares mais altos das suas atividades e outros, se calhar com maior capacidade, tiveram que enfrentar maiores dificuldades para atingir esses mesmos patamares. (mas com trabalho e determinação também lá chegaram)

Fatores como sorte ou azar, e pior ainda tentar encontrar padrões e regularidades em fatores completamente aleatórios, são tão ridículos de ter em conta no nosso dia a dia ... como seria considerar que os romanos tinham razão ao associar a generalidade dos acontecimentos do seu tempo às vontades e desígnios divinos.

Embora muito ligado à história e evolução da estatística é um livro que aconselho aos jogadores de poker uma vez que está repleto de exemplos que conseguimos facilmente transportar e encaixar na nossa área de interesse!

Neste momento, e porque o livro que acabei de ler fugia um pouco do tema poker propriamente dito, estou a ler o "The Raiser´s Edge" que é técnica, técnica e mais técnica direcionada para a variante MTT.


Este livro é no fundo a continuação do Kill Everyone mas ajustado às tendências de jogo atuais, muito mais agressivas e balanceadas. Quando terminar farei a minha avaliação pessoal.

Este mês de maio, tal como já referi, andei a fazer umas sessões de MTT´s e vou deixar a mão mais bizarra em que me envolvi num $7.5k GTD, de $2.7, regular.


E assim foram mais de 150 BB´s para o nosso amigo poder distribuir pelos restantes jogadores nos 5 minutos seguintes ... porque não me acredito que dure mais do que isso a jogar assim e depois de lhe terem tirado a pinta.

Jogar MTT´s é de fato o que pretendo fazer neste jogo já que a variância gigante, natural desta variante, é algo que consigo suportar muito bem.

Sei que ainda tenho muito que estudar para conseguir dominar uma estratégia que seja vencedora nesta modalidade e até perceber TUDO (porque até ao turn eu percebo) o que está por trás de jogadas como a seguinte do ISILDUR no torneio do SCOOP de $10.000 de BI.


Ao ver esta jogada é engraçado perceber que a linha que separa um donk em início de carreira, como o que me levou 150 bb´s, e o ISILDUR que persegue um Bluff até ao limite achando que alguém lhe dá crédito ... é muito mas mesmo muito ténue.

Para junho os meus objetivos, de vida ou de morte para continuar no jogo, são os seguintes:

- Jogar entre 200 e 250 sits de 180 jogadores, turbo, de $2.5;
- Estudar os jogos feitos no wizzard para avaliação dos ranges de call e push que utilizo neste momento;
- Fazer um report com o ponto de situação de 50 em 50 jogos;
- Para descontrair, continuar a crescer a banca na BWIN a qual começei com $5 e está em $14, através de freeroll´s e DON´s;
- Continuar a ver vídeos e ler sobre a variante MTT´s;
- Objetivo especial: conseguir ganhar a medalha "Every Day I´m Shuffling", no SideKick.


Para este último objetivo, que serve dois interesses, pretendo passar um dia a grindar 20 mesas da variante 45 man, de $0.25, de forma a ganhar a medalha e, mais importante, perceber (de forma barata) como me sinto a grindar muitas mesas ao mesmo tempo (a minha zona de conforto absoluto são 6) sem tempo para pensar as jogadas e sem olhar para as tabelas de forma a ser obrigado a aplicar os ranges que tenho interiorizados.

Bom junho para todos!

2 comentários:

  1. Grande Pedro!

    Sigo o teu blog na Strategy e espero que consigas os teus objectivos. Sou jogador de 45man só, e andava a subir a banca para entrar nos 180man confortavelmente porque também gosto dos 200BI de gestão de banca.

    Também sei que andaste nos 18man, coisa que ando a pensar já há bastante tempo de experimentar para ver como me sinto. Ando a estudar o formato para ser uma melhor adaptação.

    Já ouvi falar muito bem do Raiser's Edge, também o penso arranjar. Andamos com as mesmas linhas de pensamento! Eheh

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.

    Se leste no blog da strategy já sabes a minha opinião sobre os 18 man ... (a dor lol) ... mas se queres mesmo experimentar dá uma vista de olhos no tópico criado pelo RGS ... é no mínimo motivador :)

    Se precisares de alguma coisa (pdf) skypa-me (pedro76pt)

    Abraço,

    ResponderEliminar