sábado, 30 de novembro de 2013

From $10 to $10k (NOVEMBRO)



Aqui fica o report do mês de Novembro começando pelo quadro total do projeto:


Este mês estou muito satisfeito pois consegui bater o meu máximo em alguns parâmetros do jogo, sendo que o meu objetivo de mês para mês será ir melhorando estes valores, pelo menos aqueles que estão sob meu control (volume e horas de jogo).


Este mês, e daí o aumento do volume verificado, resolvi jogar alguns sattelites 6 max Hyper-turbo e penso que para uma variante que começo a praticar, sem ter ainda estudado se estou a utilizar os ranges mais corretos, os resultados não são maus de todo. Aqui fica o gráfico para um average Buy-in de 0,55$.


Estes jogos, para além de serem muito divertidos pela sua rapidez e pressão nas decisões, mesmo só a jogar entre 3 e 4 mesas, estão a ajudar-me a combater o tilt e aceitar melhor a variância do jogo que nesta variante é EXTREMA ...

Joguei também algumas mãos de NL2, na FullTilt Poker, para aumentar uma pequena banca que lá tenho e para desanuviar um pouco dos sits e MTT´s, aqui fica o gráfico:


Jogo isto muito passivamente e sem grandes moves, apenas indo a jogo com grandes mãos ou dando call´s (IP e OOP) com mãos especulativas ... daí a minha linha vermelha estar em sentido descendente, acho, but who cares ... não sei nem quero aprender a jogar cash ... ou perdia a piada!

Quanto ao mês aqui fica o print do melhor resultado obtido:


A mão tinha tanta equidade no flop e turn que merecia mais alguma coisinha ... e com 9 milhões de fichas era um sério candidato ao 1º lugar tal era o nível dos vilões ... mas ok ... um passo de cada vez ... para quem entrou na FT com o menor número de fichas, consegui quebrar a malapata de fazer uma FT num grande MTT e ganhar um prémio de 4 dígitos ... agora é insistir, insistir e insistir que mais e melhores virão por aí!

Para além de tentar superar os meus records, marcados a verde no mapa total do projeto, neste mês de dezembro vou ler o livro do Jared Tendler que, por incrível que pareça, tal é a quantidade de livros que já li ... ainda não faz parte dessa lista.


Acho que vai ser muito útil no meu momento atual do projeto, fim do ano e início de um novo ano, e de acordo com as palavras do amigo que mo recomendou, que já o leu, conseguiu com ele ir resolvendo alguns problemas de mindset em relação ao jogo ... nomeadamente aquele me mais me atrasa a vida neste momento que é ser o jogador mais NIT do mundo no que a Gestão de Banca diz respeito ... no report de dezembro darei a minha opinião sobre o mesmo.


Abraço e bom dezembro para todos!

sábado, 23 de novembro de 2013

MTT´s




Mudanças no jogo e estratégia short stack



Fala galera,
 
Uma das coisas que tornam o poker um esporte apaixonante é a certeza de que a cada dia que passa ele evolui. Não falo do seu crescimento fora das mesas, como esse que vem ocorrendo no Brasil, mas da sua capacidade de adaptação por conta da dinâmica do próprio jogo. E para ser um jogador vencedor é preciso estar muito atento a essas mudanças pois são nos detalhes que devemos encontrar as brechas para tirar vantagem (e fichas) dos adversários.
 
Se uma jogada funciona bem hoje, daqui alguns meses pode não ser mais tão lucrativa. Algo que é bom agora pode ser ainda bem melhor com alguns ajustes estratégicos.
 
Um exemplo simples dessa evolução que estou falando foi a diminuição do valor do bet inicial que antigamente era de no mínimo 3 vezes o valor do big blind (3x bb). Os jogadores perceberam que estavam colocando fichas a mais para representar uma mesma ação ou força de mão e hoje o mais comum é um raise de 2 a 2,5x ficando cada vez mais próximo do mini raise nas fases avançadas de um torneio.
 
Foi com base em detalhes desse tipo que lá no meu tempo de grind Sit and Go desenvolvi a minha estratégia short stack.
 
Um pensamento muito comum no mundo do poker é: se tem 10 big blinds ou menos você está quase morto e tem que ir all in com praticamente qualquer coisa.
 
Sempre achei isso um absurdo, principalmente no poker online. Tudo bem que com 10 big blinds suas ações são bem limitadas, porém não faz o mínimo sentido colocar todo um torneio em risco com um mão fraca só porque é botão e ninguém apostou antes. Pra tomar a decisão de ir all in você deve se basear em mais informações do que somente o número de bbs. Tem hora que nos torneios turbos o maior stack da mesa tem por volta de 10 big blinds!!
 
O principal fundamento da estratégia short stack é a sobrevivência. Ter poucas fichas é ruim, mas muito pior é estar eliminado do torneio! E one chip, one chair! Quantos torneios já cravei ou vi gente cravando tendo menos que UM big blind.
 
Sabendo disso a primeira atitude do jogador pra reverter essa situação é não se desesperar. Depois ele deve se perguntar: mesmo com menos de 10 bbs, o meu stack machuca o stack da maioria dos meus adversários? Se conseguir uma dobrada volto pro jogo? Se as respostas forem positivas é porque você ainda tem alguma força e pode esperar por um bom spot para colocar as suas fichas em jogo, sendo o favorito na mão, ou até mesmo dar um mini raise e foldar ficando com menos fichas caso entenda que o vilão esteja mais forte que você!
 
Agressividade é uma das melhores armas no poker, mas tem horas que a única coisa que importa no torneio é sobreviver. E se você for o último a sair da mesa é porque foi o campeão!
 
Deixem seus comentários aqui no post sobre o assunto! Vou ver de separar algumas mãos do final de semana e depois coloco aqui também. Grande abraço galera!
 
Caio Pessagno Team PokerStars Online


Aqui fica a minha grelha para amanhã, para aplicar as pessagnadas em grande :)



Se a variância estiver do meu lado vai ser épico ... se não estiver, paciência!


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

From $10 to $10k (AGOSTO/SETEMBRO/OUTUBRO)


Já não posto há algum tempo mas hoje como regresso oficialmente ao grind achei que era interessante registar o ponto de situação do projeto.

Não tenho jogado muito porque a minha vida nos ultimos meses, precisamente entre Agosto e Outubro, deu uma volta de 180º.

Por razões familiares tive de vir morar para a ilha da Madeira e por pouco que me ía dedicando ao poker a 100% já que numa 1ª fase pedi uma licança sem vencimento à instituição para a qual trabalho.

Já estava mais que mentalizado que o momento de comprovar que me preparei suficientemente bem para fazer dinheiro a jogar poker para, pelo menos, me conseguir sustentar ... mas foi-me proposto que ao invés de meter licença substituísse, durante um ano, o meu vínculo contratual para a modalidade de telatrabalho ... e claro que aceitei na hora.

Desde então foi uma correria para tratar de tudo para a mudança que aconteceu no início de Outubro ... e fui jogando poker muito esporádicamente, só para não perder o jeito, mantive a avaliação de mãos na PokerStrategy e fui vendo alguns vídeos de MTT´s.

Quanto ao projeto aqui fica o ponto de situação do mesmo que fez um ano certo no passado dia 10-10-2013:


Tendo em conta que já passou um ano de projeto o que verifico é que os resultados não são maus tendo em conta que começei com uma banca de 10$, e que já utilizei algum dinheiro da banca em coaching, assinatura de escolas e num torneio ao vivo no encontro da Strategy em Espinho ... mas posso constatar que o volume de jogo que coloquei é absurdamente baixo ... para não dizer ridículo!!!

Com a mudança para a Madeira a minha qualidade de vida subiu bastante, não só pelo clima que aqui é espetacular, mas especialmente por me poupar às 3 horas de viagens diárias entre o Porto e Felgueiras que fizeram parte da minha rotina diária nos ultimos 2 anos.

Espero então estar agora mais preparado fisíca e mentalmente para finalmente colocar em prática o volume que consigo imprimir para ver se a banca finalmente salta para valores que me permitam jogar, tranquilamente, limites mais interessantes. Vou recomeçar a treinar o grind com em limites mais baixos porque estou completamente enferrujado ... mas no final deste mês já conto estar com bom ritmo de jogo.

Quanto a motivação para jogar deixo uma foto da minha atual grind station ... em caso de tilt é só olhar lá para fora para relaxar ...

 

... e deixo ainda uma foto de dois carritos que um vizinho tem estacionado na garagem, pelos quais tenho de passar diariamente, e que são apenas o meu sonho desde que me lembro de gostar de carros ...


... caso não me apeteça jogar vou dar uma voltinha à garagem, lembrar-me o quanto desejo um brinquedo destes ... e volto a correr para o grind!!!

Abraço!