terça-feira, 31 de janeiro de 2012

... e lá sobrevivi ao 1º mês ... (08% done)

Está concluído o 1º mês do projeto e ... contra todas as minhas expetativas (baseadas em nada, claro está!!!) consegui sobreviver e com retorno positivo :)

Aqui ficam os dados mais interessantes de janeiro:

Stats: Janeiro


Comentário: Consegui terminar com saldo positivo o que me faz ficar muito curioso com os meses que por aí vêm. Eu tinha um pouco a impressão que ou rebentava a banca no 1º mês, se é que chegava ao fim do mesmo, ou a aventura só iria terminar no final do ano mesmo ... claro que posso apanhar um downswing a qualquer momento que acabe com a minha participação no projeto mas o que me queria referir era mesmo à questão psicológica.

Para a minha história ficam os seguintes registos (recordes) deste 1º mês:

> (700) - fiz mais jogos este mês que no ano passado completo;
> (4900$, cerca de 3723€) investi mais dinheiro este mês a jogar que em toda a minha carreira junta ... e não vou sequer comparar este valor com o que recebo mensalmente no meu 9-5 job ...;
> (+273$) - foi o maior valor que ganhei numa sessão. Por curiosidade estive para concluir esta mesma sessão logo que abri as primeiras 7 mesas, porque adormeci duas vezes e fui acordado pela campaínha da stars por ser a minha vez de jogar, mas como o table ninja continuou a abrir mesas segui com a mesma até ao final, com os resultados que se vê ... ;
> (-108$) - foi o maior valor que perdi numa sessão, swings superiores a 100$ são um luxo para mim e inimagináveis de suportar até ao final do ano passado :)
> (+474$) - foi o maior profit que tive até hoje num mês a jogar poker ... e com um volume de jogo e nível de Buy-in bem modestos de janeiro ... isto promete até ao fim do ano :)

O objetivo será, mensalmente, aumentar cada um destes valores ... com exceção do penúltimo claro lol

Mãos do mês:

17-01-2012 - Fold mais maluco do mês!



Comentário: Nesta jogada eu estava como chip leader e decidi raisar QTs de MP1 e levo uma tribet de um jogador que estava em tilt comigo e tinha acabado de perder contra mim num bluff ridículo … uma vez que este havia deixado para trás apenas 3,5bbs e havia a hipótese de ainda assim estar na frente do seu “range de vingança” decidi encostar todas e confiar na equidade da minha mão, senão que o impensável acontece e ele folda …

19-01-2012 – Jokerstars love spades!




Comentário: Para aqueles que gostam da teoria que ganha sempre quem tem mais fichas aqui fica mais uma prova do crime lol

22-01-2012 – Dois KK seguidos …




Comentário: A piada desta sequência de jogadas é que nas duas recebo KK … e nas duas vem pelo menos um Ás para o Flop e os 2 jogadores comigo são também os mesmos … se na 1ª fiquei parvo com o meu desacerto numa leitura que me parecia óbvia … tudo indicava que o jogador antes de mim tivesse um A forte na mão uma vez que raisa pré-flop e depois faz apenas call à minha tribet já com boas odds para ver se bate ... quando mini donka no Flop, parecia mesmo uma mini value bet, confirmei a minha teoria e coloquei-o de imediato em AQ ou até um pouco mais loose com AJ sendo que AK era menos provável por eu ter KK na mão. Afinal estavam os 2 muito atrás de mim e fui afastado da jogada por pensar muito à frente deles, ou melhor, apenas por pensar … já na 2ª jogada, embora com um deles estivesse morto, quis acreditar que voltaram a entrar na mão com um range que o meu KK esmagava e assim foi … bendita memória de curso prazo lolol
Curiosidade:

Isto é o que acontece quando os dois pupilos do grande lobão participam no mesmo torneio ... fica apenas o 3º e 4º lugar para disputa :)

Contra o Filipe tive o Heads Up mais longo do mês, com mais de 40 mãos, no qual tive que me desviar um pouco do meu padrão normal de jogo uma vez que sei que ele conheçe muito bem o meu jogo ... não é que haja muito para inventar nos HU´s mas mesmo assim optei por dar uns limps em trap e acabei por ter mais sorte que ele no final!

Deixo as minhas mãos para quem tiver curiosidade e paciência ... lol




Conclusão e objetivos para fevereiro:

As diferenças entre este mês de janeiro e qualquer um dos outros em que joguei poker é tão grande que não há forma de fazer uma comparação entre o passado e o presente ... e por isso não posso tirar grandes conclusões da forma como o mesmo decorreu. Em fevereiro já poderei fazer a comparação com janeiro e por aí fora ...

Se bem que em muitas situações, e foram muitasssss mesmooooo, consegui controlar o tilt e ter um comportamento indiferente perante os resultados de cada mão, como será desejável e exigível para uma longa carreira neste jogo, muitas também foram as vezes em que perdi o controle e deixei-me entrar na espiral do tilt com poucas implicações em termos de jogo, menos mal, mas com implicações na minha parte emocional e, consequentemente, na dos que me rodeiam. Por incrivel que pareça alguns dos meus maiores acessos de tilt foram mesmo durante sessões que terminaram com profit superior a 100$ ... o que me fez pensar que talvez não fossem derivados apenas dos resultados das mãos mas também do cansaço extremo em que já me encontrava no momento de começar a jogar! Assim sendo, este será um dos pontos a corrigir para o mês de fevereiro e para isso já sei que posso contar com a compreensão do grande treinador que me acompanha nesta aventura :)

Para fevereiro o principal objetivo é conseguir fazer mais jogos do que fiz em janeiro e, se tudo continuar a correr como tem corrido até agora, fazer o move up para os 15$ ...  sendo que este não é um objetivo mas antes de mais um desejo porque para tal estou dependente do baralho ...

A luta contínua ...

domingo, 15 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 15-01-2012

Passados os primeiros 15 dias do projeto aqui fica o ponto de situação:


Stats - 15 dias:



Comentário: Como se pode verificar no gráfico e resultados diários, destes primeiros 15 dias, fiz 9 sessões de grind e um total de 273 jogos. Embora esteja 120$ up os resultados têm sofrido altos e baixos tal como seria mais ou menos de esperar, nesta primeira fase de adaptação à nova estrutura (18 man) e estratégia.

De realce, para já, posso dizer que no dia 10 tive o meu dia mais negativo com 108$ down mas tive também a melhor reação possível ao sucedido não me sentindo minimamente afetado pelos resultados da sessão, nem durante nem depois.

Já no dia 14 de janeiro, embora tenha acabado apenas 48$ down, fiz duas sessões e se na primeira ganhei perto de 90$, na segunda perdi cerca de 140$ e o pior é que tiltei quer numa, quer noutra ... o que me fez pensar que nesse dia não era apenas o jogo que me estava a desviar do comportamento desejável. No entanto, e por isso no Domingo não consegui fazer tantos jogos como pretendia, achei por bem estudar no Wizzard/HM todos os jogos desta sessão negativa, até para ver se o tilt tinha afetado em muito o meu A-game, e pareceu-me que foi apenas uma má sequência de cartas e spots que não me permitiram outros resultados. O jogo em si não sofreu grandes oscilações, embora tenha verificado que fiquei um pouco mais tight aqui e ali com um fold mais duvidoso mas, pelo menos, não me deu para ficar loose o que poderia ter consequências bem mais desastrosas!

Pelo sim, pelo não, e porque o tilt é algo que quero erradicar de vez do meu jogo, vou imprimir e colocar à vista enquanto jogo as diretrizes abaixo, apresentadas no Poker Mindset, as quais definem qual deve ser a mentalidade do jogador de Poker:

  • Understand and Accept the Realities of Poker
  • Play for the Long Term
  • Emphasize Correct Decisions over Making Money
  • Desensitize Yourself to Money
  • Leave Your Ego at the Door
  • Remove All Emotion from Decision

Sempre que sentir que estou a entrar na "tilt-zone" sei que bastará olhar para elas e voltarei ao foco do que realmente importa ...



SideKick:


Comentário: Esta nova ferramenta da Pokerstrategy, embora para já não pareça servir de muito à evolução do jogo, é sempre curioso ver quantas vezes fazemos aquelas combinações mais raras e que nem nos conseguimos aperceber durante o grind. Eu, por exemplo, se não fosse este mapa, nem nunca saberia que na sessão do dia 12 de janeiro fiz um Royal Flush de ouros :)

Para além disso recebemos strategypoints quando ganhamos determinadas medalhas ... os quais nunca são demais!



SilverStar:


Comentário: Sei que parece algo com pouco interesse para reportar mas como é a 1ª vez que mudo de estatuto na PokerStars decidi registar o momento que, para mim, serve de motivação extra para continuar a lutar pelo projeto e a sonhar com estatutos mais altos ... digo sonhar porque não fazem parte dos objetivos sendo apenas consequências do trabalho realizado.



Estatuto Ouro na Strategy:


Comentário: Em novembro joguei durante todo o mês sit´s das mais diversas estruturas dentro dos STT´s, entre os valores 1,5$ e 3,5$, para conseguir arduamente alcançar este estatuto. No nível de jogo e valores em que me encontro atualmente, foi conquistado em 9 dias e com apenas metade dos jogos que já deveria levar feitos, ou seja, em condições normais subia para ouro em 4 ou 5 dias ...

Isto realmente faz-me pensar que o que em novembro exigiu de mim grande esforço e organização para conquistar, este mês foi alcançado naturalmente e o objetivo está agora colocado numa fasquia acima ... tudo é realmente bem relativo no espaço e no tempo!

Gostaria também de realçar, de acordo com o que referi acima sobre o SideKick, que dos 190 strategy points que ganhei através dos bonus da PokerStrategy 110 foram recebidos através do SideKick. Fica a dica para quem ainda não usa este software ...



Conclusão: Embora ainda tudo esteja bem no início, nestes primeiros dias de janeiro sinto que a minha atitude em relação ao jogo evoluiu mais que em todos os meses que ficaram para trás. Se bem que todo o estudo que realizei em 2011 não possa ser colocado de lado em relação ao atual momento, o ritmo e a "obrigação" de colocar volume no jogo faz-me ver que este projeto era exatamente o que precisava para dar o passo seguinte e só a banca quebrada nos pode parar ... ou não ... lol

Deixo ainda uma palavra de agradecimento ao nosso mentor, o grande Lobão, que nos tem injetado valentes doses de motivação e skill para seguirmos em direção ao objetivo NO MATTER WHAT!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 10-01-2012

Hoje a sessão até começou como tem sido normal, em up, mas a certa altura ...

Stats Sessão:


Resultado:

Segundo defende Ian Taylor, no seu livro The Poker Mindset, existem 4 tipos de reacção quando ocorrem sessões como a que tive hoje, na qual as mãos decisivas de cada torneio são perdidas umas atrás das outras, especialmente com bad beats e coolers.

Tipo de reacção 1- Anger: A player at stage 1 sees only the monetary value of a pot that he loses. When he loses a big hand, his initial reaction is to be angry, in the same way that someone who has had his wallet stolen would be angry. One reason for this is that he links the money he is playing with to what he could buy with that money. If the player loses $50, he thinks about a meal at a restaurant. If he loses $200, he might think of a stereo. If he loses $2,000, he might think of the beach vacation he could have had.


Players at stage 1 are putting themselves in a situation where their play is likely to suffer whenever they lose a pot. They will often start "steaming," which is a state where the player tilts by playing too loosely and too aggressively. They may also want to get even with the opponent who beat them or to keep playing until they get back the money they have lost.

Tipo de reacção 2- Frustration: Players at stage 2 have learned to remove the more destructive emotions from their reaction when they lose a big pot. Losing big pots will still be painful, but this pain manifests itself more as frustration than anger. Players at this stage will be frustrated at the randomness of poker. They will often think about the "if onlys" of the hand. If only the river had been a blank. If only my opponent had folded on the flop like he should have. If only I had protected my hand better on the flop. If only he hadn't been dealt A-K when I had A-Q. If only I hadn't hit my draw while drawing dead ... (se eu nunca me tivesse metido nesta merda, lol)


The problem for players at stage 2 is that they are still fixated on short-term results. This is not necessarily an ignorance thing. Many players stuck at stage 2 realize that the results of individual hands are not important; it's just that they haven't really embraced the fact. Remember the first attitude of the Poker Mindset? Frustrated players understand the realities of poker; they just haven't accepted them yet. They have still not fully removed themselves from thinking about the money that was in the pot. Unlike players at stage 1, rather than associate the loss of the pot to the loss of material things, they tend to think of the loss in terms of the impact it will have on the session or on their bankroll.

Tipo de reacção 3 - Acceptance: Players at stage 3 understand and accept the realities of poker — the first part of the Poker Mindset. They understand that the game contains a lot of short-term luck, and as a result they are destined to lose big pots sometimes. If they are beaten by a poor player hitting a long-shot draw, they will tend not to react badly because they know that in the long run, they make money when their opponents chase unprofitable draws.


That is not to say stage 3 players are not sensitive to the results of pots. They will still be pleased when they win a big pot and displeased when they lose one. They have just learned to put short-term results in perspective and concentrate on what is important.

Players in the acceptance stage are far less likely to tilt than players at stage 1 or 2. They realize that their opponents' mistakes make them money even if they lose that individual hand. They might still be vulnerable to minor bouts of tilt after taking a particularly vicious beating, but this will usually be sub-conscious. They will never intentionally alter their play as a result of even the toughest hand.
Stage 3 is a good attitude toward losing big pots. At this stage you will have every opportunity to be a successful player, and indeed this is the attitude that most successful players eventually learn to adopt.

Tipo de reacção 4 - Indifference: It takes an extremely disciplined player with remarkable self-control to reach stage 4, and very few players will get there. A player at stage 4 will not register any mental anguish from losing a big pot. Rather than feeling anger, frustration, or even acceptance of the hand, he will be focused entirely on how his opponents played and what can be learned from the hand. Whether he won or lost is an irrelevant detail.
Stage 4 players realize that the long term in poker is the only thing that matters. The result of one hand is irrelevant and not even worth thinking about. The only thing that matters in any one hand is whether they made the right decisions. If they did, then it was a good hand.


Players at stage 4 have the perfect attitude toward losing big pots. If they ever go on tilt, it will certainly not be because of short-term results. This gives them a huge advantage over players who are unable to adopt this attitude.

Em caso de dificuldade de leitura do Inglês podem remediar com o Google Translator

Relativamente aos dois primeiros tipos tinha já a perfeita noção que as tinha deixado de sentir há algum tempo, ou não estaria o estudo a fazer qualquer efeito nesta área do jogo, agora ao ler esta teoria fiquei na dúvida se estaria no estado de aceitação da variância do jogo ou no da total indiferença em relação à mesma. Pensei ainda que poderia estar entre os dois mas, assim sendo, estaria mais perto de qual?

O desenrolar do grind de hoje ajudou-me a responder a esta questão, o que não poderia ser verificado com outro tipo de sessão, e posso afirmar que durante a mesma e até no final épico que se pode ver nas duas mãos que coloco abaixo e que ocorreram ao mesmo tempo, consegui manter-me indiferente ao que estava a acontecer. Mantinha a confiança em cada jogada que fazia e o resultado da mesma não me fazia sair do meu A-Game, isto ao longo de toda a sessão de cerca de 4 horas.

Mãos da sessão:
HU





BOLHA






Nota: Estas eram, no momento, as duas ultimas mesas abertas da sessão e vinha de uma sequência de 16 torneios sem nenhum ITM e, o mais caricato, é que aconteceram rigorosamente ao mesmo tempo.

Algumas das condições pelas quais passo atualmente e passei na sessão aqui descrita, fazem-me pensar que o problema do tilt ou está definitivamente resolvido ou muito próximo disso, nomeadamente:

- Na sessão de ontem foi a que perdi o maior valor (+/-100$) numa só sessão e não fiquei minimamente afetado, conseguindo sair do computador e "desligar" completamente do sucedido e das mãos mais "chocantes" ... e nem na hora de dormir as bads me vieram perturbar, como acontecia em tempos passados;
- Estou a jogar regularmente no nível de Buy-in mais alto de sempre (7$), sendo que antes nunca havia passado dos 3,5$, e não estou a sentir qualquer tipo de pressão extra pelo facto;
- De acordo com o estabelecido no projeto de grinding tenho de fazer 1000 jogos por mês, sendo que ao longo de todo o ano passado devo ter feito um total de 400 ou 500 jogos;
- Estou neste momento a jogar 7 mesas continuamente, o que origina que a certa altura cada mesa está no seu próprio nível de blinds, e não estou a sentir qualquer dificuldade em aplicar a estratégia e lidar com a pressão de gerir mesas com blinds a variar entre as 8 bbs e as 75bbs e em FR, SH ou HU;
- Começei com uma gestão de banca de 50 Buy-ins, por imposição do acordo com o coach, e embora seja o fator mais difícil de assimilar estou a conseguir abstrair-me dessa pressão;
- A nível pessoal, uma vez que tenho uma filha de 4 meses e meio, estou a passar por uma das fases mais complicadas a nível de descanso o que origina entrar em cada sessão, que por norma faço entre as 21h e as 24h, já bastante desgastado pelas consecutivas noites mal dormidas.

Conclusão: Se nestas condições extremas, em que me coloquei perante o jogo nesta fase da vida, ao aceitar o compromisso com o coach e conseguir controlar a pressão de cumprir os requisitos, forçar o cansaço e manter o meu A-Game e terminar o estudo (deep) da componente psicológica do jogo, acredito que com o tempo e habituação ao novo volume de jogo, à estratégia propriamente dita e melhoria a nível de descanso (hope so) o tilt vai ser completamente erradicado do meu jogo e poderei dedicar-me apenas à evolução técnica do mesmo e sua aplicação prática.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 07-01-2012

Tal como planeara, hoje fiz a sessão mais longa da minha parca, em termos de jogo, carreira. Foram 40 jogos em pouco mais de 5 horas quando o meu anterior máximo, em janeiro de 2011, tinham sido 30 STT´s em cerca de 6 horas.

O grind foi dividido em duas sessões, uma de 25 jogos e outra de 15, as quais acabei cerca de 80$ up. Foram sessões com alguma variância negativa, onde perdi mãos importantes entrando em vantagem, o que é comprovado pela linha do Luck Adjusted Winnings a qual mostra que o profit final da sessão deveria ter sido de pelo menos 114$.

No geral estou com 81 jogos realizados, em cerca de 10 horas de grind com 6 mesas, e com um profit total de 129$. O total esperado seria de 175$ (vai-te embora variância negativa!!!)

Stats Sessão:


Stats Totais:



Mão da Sessão:



Comentário: Nesta mão joguei para set minning o qual acertei no Flop. Numa board tão coordenada, contra 2 vilões, decidi apostar forte para proteger a mão e tornar caro um possível draw. Uma vez que o draw não se concretizou, nem no Turn nem no River, fui value bettando as streets e qual não foi o meu espanto quando o vilão paga a minha micro value bet no river, pois achei que não pagaria um all-in, com um K high ... sinceramente não percebo uma vez que olhei de imediato para as minhas stats, poderiam estar loose por uma boa sequência de cartas, e registavam 7/3 (wtf ... lol)

Station: Aproveito para apresentar a minha station. Eu pelo menos costumo ficar curioso em saber as condições em que jogam os outros jogadores. Daqui, realço a importância de termos uma boa cadeira para longos grinds, a minha permite-me jogar 3 ou 4 horas seguidas sem grande incómodo, o monitor de 23` permite acompanhar as 6 mesas e stats de cada jogador sem grande esforço e gosto de ter à mão um bloco de notas onde registo algo me pareça relevante durante a sessão.



Conclusão Final: Estou tranquilo a jogar 6 mesas, dispostas como se vê na imagem, por isso esta semana conto aumentar uma mesa, dia sim dia não, que irei colocar por trás de cada uma das 6 de forma a ficar com dois layers.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 1ª sessão

Decidi denominar de "Become Poker Player***", a minha parte do projeto com o LOBO e o FEGEE, para o ano 2012, uma vez que em 2011 tornei-me numa especie de teórico do jogo mas que nada tem a ver com ser um Poker Player, propriamente dito, dada a escassez de jogos realizados.

Fiz hoje a 1ª sessão e decidi postar os seus resultados não por terem sido (bem) positivos mas porque no final do projeto, depois dos 12000 jogos projetados, esta sessão vai ser especial por ter sido aquela onde toda a aventura começou.

Assim sendo, apenas neste report inaugural, decidi postar o gráfico da sessão e comentar 5 mãos da sessão.

Stats:


Mãos:

1ª - Jogo (muito pouco) cooperativo:



Comentário: Como sabem, mas este parceiro aqui parecia não saber, nos sit&go´s quando um adversário cai os restantes jogadores da mesa, por si só, ganham dinheiro ao incrementar a sua equidade em relação aos prémios. Nesta jogada, na qual poderia perfeitamente ter isolado o short, preferi apenas pagar o shove para dar boas odds ao BB a dar call e jogarmos em cooperação para eliminar um jogador. Neste caso específico, com a segunda maior stack da mesa, interessava-me mesmo muito eliminar os dois short´s uma vez que o deep stack estava a fazer um bom trabalho de pressão nesta pré-bolha, que era no fundo a bolha dada a stack dos dois shorts, para entrarmos o mais rápido possível nos prémios e aliviar o ICM na luta pelos degraus de pagamento. O mais engraçado foi que o BB, mesmo sem side-pot, decidiu ser guloso e em vez de garantir a eliminação do short preferiu tentar tirar-me da mão com o resultado que está à vista. É claro que poderia ser ele com o nut flush na mão e por isso, caso tivesse menos fichas que ele, provavelmente até largaria o trio porque tinha o ITM bem encaminhado mas aqui optei por seguir o meu instinto que o colocava em TP com FD ... eram 2 pares e foi o mm resultado.


2ª - Dar corda para se enforcar:



Comentário: Esta mão decidi colocar porque é um bom exemplo de como extrair o máximo valor do nuts. No flop, poderia ter apostado para esconder o monstro, mas achei que sem ter a mínima necessidade de proteger a mão devia deixa-lo acertar alguma coisa, ou tentar o bluff no turn ou river ... e assim foi!


3ª Mão - Big Laydown:



Comentário: Penso que esta mão mostra muito da minha evolução no pensamento do jogo uma vez há pouco tempo atrás este torneio tinha ficado por aqui mesmo. Quando faço o raise UTG e sou "apenas" pago por dois jogadores algo tights, o BB com as odds que tinha nem conta para mim, fiquei logo atento para a possibilidade de algum deles estar a jogar para set minning. Quando acerto TPTK decido apostar meio pote por valor e/ou informação sobre a possibilidade de algum dos vilões ter acertado em cheio e recebo a 3bet, seguida da 4bet ... o pensamento imediato ... vamos lá ver quem tem o JJ na mão ...


4ª Mão - Temos peixe para o jantar?



Comentário: O único comentário que me apraz fazer é garantir que eu tinha uma imagem tight na mesa ...


5ª Mão - A sessão foi excelente mas mesmo assim ...



Comentário: Fica a prova que se bem que a sessão foi bem lucrativa não foi um mar de rosas ... pelo menos recebi a má notícia no Flop o que ainda nos dá duas streets de esperança ... (uma nota ... o open raise de 3,5x foi missclick ... como é lógico eu queria induzir ação e não espantar a caça)

Conclusão Final: Foi muito bom ter começado, este que será um longo ano, com uma sessão positiva e logo para mim que sou tão NIT na gestão de banca (adoro pensar em 200 ou 300 BI) e o mestre LOBO decidiu que devíamos começar com 50BI ... ainda tentei convencê-lo em deixar-me jogar nos sits de 3,5$ mas percebi que se era para continuar a cometer os mesmos erros de sempre não valia a pena ter coach :)

Um outro pensamento (objetivo) que resultou da sessão inaugural foi que se tanto lutei e estudei para conseguir controlar a decepção com as bad beats e downswings vou ter de começar a controlar também o nível de satisfação com os resultados positivos sob pena de deitar por terra todo o esforço que fiz nesse sentido. Se não posso ficar minimamente afetado com a variância negativa de curto prazo do jogo também não o posso permitir no sentido oposto sob pena de sofrer uma recaída ... os resultados foram os que foram e o que interessa é que para cada spot, e com a informação que dispunha, executei os movimentos mais corretos possíveis!

*** Brevemente disponível :)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Plano de Acção

Aceite que foi o desafio está na hora de organizar o grind o qual, para mim, tendo em conta o meu "volume" normal de jogo, vai ser como chegar a Marte ...

A ideia será jogar uma média de 3 horas de segunda a sexta-feira, entre as 21h e as 24h, mais 10 horas distribuídas pelo fim-de-semana.

Desta forma, terei uma carga horária de trabalho mensal na ordem das 100 horas o que, a multitablar entre 6 e 8 mesas até me habituar à estrutura, dará os 1000 jogos acordados.

Se não tiver mais nenhum precalço, começo amanhã o grind (dia 5 de janeiro) e vou ter de correr um pouco mais para recuperar os dias "perdidos"!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Balanço 2011 / Objetivos 2012

BALANÇO 2011

2011 foi o ano que mais tempo dediquei ao poker quer através do seu jogo mas, essencialmente, através do estudo da sua vertente técnica e psicológica.

Janeiro: Começei o ano a jogar STT´s mas rapidamente entrei em tilt por não me sentir 100% seguro de todas as decisões que estava a tomar e porque perdia jogo atrás de jogo.

Fevereiro/Março até Agosto: Uma vez que ainda não me sentia preparado para jogar decidi que iria utilizar os meses seguintes para estudar todas as variantes de Sit&Go. Vi todos os vídeos, li todos os artigos e livros que arranjei e assisti à maior parte dos treinos bronze e prata, disponibilizados pela Pokerstrategy, de língua Portuguesa (LOBO, ALIV3 e TUFA), Inglesa (UNAM) e espanhola (DANPORT).

A metodologia que adoptei, no que diz respeito aos vídeos, artigos e livros, foi organizar o estudo de acordo com o tamanho do field. Começei pelos STT, passando para os 18man, 45man, 90man até aos 180man, e terminei a estudar os MTT´s para, desta forma, melhor compreender a abertura dos ranges desde o tipo de jogo mais tight (STT-regular) até aos jogos mais loose (180man e MTT´s - turbo).

Setembro: A partir do dia 11 de Setembro decidi colocar à prova o meu estudo e começei a jogar os 180 man – turbos – de 2,5$ e consegui, ao fim de 162 jogos um ROI bem decente acima dos 65%.

Novembro: No penúltimo mês do ano, com o intuíto de arranjar novo material de estudo, decidi que iria terminar o ano na PokerStrategy com o estatuto de ouro e joguei o suficiente, especialmente jogos de Single Table uma vez que à noite estou sempre muito cansado e se fosse a jogar 180 man de 2,5$ eram cerca de 12 por dia ... consegui cumprir o objectivo ficando com acesso a todo o conteúdo de ouro.

Em linhas muito gerais foi assim que passei o ano, o qual considero ter sido muito lucrativo e bem estruturado em termos de conhecimentos adquiridos mas muito mal gerido em termos de jogo jogado, nomeadamente:

- Logo em janeiro cometi o 1º erro ao desistir ao fim de 30 jogos, de grindar os STT´s, só porque tive uma primeira sessão negativa e que, inclusive, verifiquei no Wizzard ter sido apenas devido à variância. A opção de estudar melhor o jogo e estudar a vertente psicologica para dominar o tilt foi bem tomada mas devia ter sido acompanhada com o jogo regular dos STT´s, para conseguir perceber em que nível estava afinal.

- O 2º erro que cometi foi quando parei de jogar os 180 man no preciso momento em que começava a dominar a estrutura do torneio e com um retorno bem satisfatório para a banca. Uma vez mais devia ter-me concentrado em fazer volume, pelo menos uns 1000, para descobrir o meu nível de jogo para esta variante. Olhando bem para este erro verifico que desisti de jogar os STT´s porque começei a perder e parei de jogar os 180 man porque ... (?) ... estava a correr bem?!?!?!

- O 3º erro foi a constante troca de variantes (DON´s, STT regulares, STT turbo, Fifty-Fifty) que fiz no mês de novembro, quando decidi chegar a ouro na pokerstrategy ... ao menos tinha aproveitado este grind para fazer algum volume numa variante específica!

Foi tendo em conta tudo o que atrás descrevi, nomeadamente, considerar que tenho um nível de entendimento do jogo bom mas que não consigo, por bloqueio psicológico mesmo, optar por uma variante e colocar um volume decente, decidi que os objectivos para 2012 teriam de passar por resolver este problema ... nem que fosse à força ...  e assim foi!


OBJETIVOS 2012

No dia 26 de Dezembro, quando pensava e pensava sobre o que fazer para mudar o rumo da minha "carreira" neste jogo, vi o seguinte post do treinador de Sit&Go da PokerStrategy Marcello, mais conhecido como LOBO:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ola pessoal,
Estou abrindo um staking para grindar os 18man turbo da Poker Stars.
O acordo será de longo prazo, darei coaching para preparar os stakees para o grind, de acordo com as necessidades.
O objetivo é começar nos $7 e bater os limites, BRM a combinar.

Termos e condições:
- Prazo do acordo - 12 meses
- O stakee jogará nesse período APENAS essa variante
- volume mínimo mensal - 1000 games
- divisão de lucros - 50/50 com Make up
- vip bonus, vip stellar rewards e battle of the planets serão contabilizados na divisão dos lucros
- O stakee receberá 50 BI's do limite
- A divisão dos lucros será no 1º dia do mês seguinte

Candidatura:
Os interessados devem aceitar os termos e condições acima.
Imprescindível colocar os links para OPR e sharkscope na Poker Stars e FTP.
Se já recebeu staking, acrescente o link de feedback..
Serão selecionados 2 jogadores.
Os candidatos receberão treinamento e devem ter interesse pelo estudo profundo do Poker.
Quem estiver apenas interessado no capital, melhor não lançar a candidatura.

Coaching:
A princípio serão 2 treinos semanais, através de sessões conjuntas, análise de HH e aulas teóricas.
De acordo com a evolução dos stakees, o treinos ficarão mais espaçados. Até chegar ao ponto de apenas discutirmos mãos específicas, quando os conceitos estiverem totalmente consolidados.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Li as condições da proposta e pensei para mim:

- Tenho mesmo que sair da minha gestão banca "mega nit", porque tenho edge para jogar mais solto;
- Já há muito que devia estar a jogar 1000 games por mês, no mínimo, e de uma variante só;
- Devo rentabilizar todo o estudo e meses de dedicação ao jogo;
- Está na hora de perder a porra do medo e começar a jogar POKER!

Mas para garantir que o fazia MESMO só assumindo um compromisso sério comigo e com outra pessoa, daí que me candidatei ao projeto ... e no dia 29 de Dezembro o treinador colocou o seguinte post:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Opa pessoal,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer muito a todos os que lançaram candidatura. O interesse demonstrado me deixa muito lisonjeado.
Analisei todos os candidatos e todos tem um bom perfil, porém como disse em meu blog, pretendo fazer um trabalho com muita qualidade, por isso só posso selecionar 2 membros.

Os escolhidos foram pedro76pt e fegee.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E pronto, não se pensa mais no assunto, ficam assim decididos os objetivos para 2012.

- Vou-me especializar e rebentar os limites dos 18 man turbo da Stars!

Vai ser um ano em grande e pretendo registar toda esta aventura no Blog.