quinta-feira, 7 de novembro de 2013

From $10 to $10k (AGOSTO/SETEMBRO/OUTUBRO)


Já não posto há algum tempo mas hoje como regresso oficialmente ao grind achei que era interessante registar o ponto de situação do projeto.

Não tenho jogado muito porque a minha vida nos ultimos meses, precisamente entre Agosto e Outubro, deu uma volta de 180º.

Por razões familiares tive de vir morar para a ilha da Madeira e por pouco que me ía dedicando ao poker a 100% já que numa 1ª fase pedi uma licança sem vencimento à instituição para a qual trabalho.

Já estava mais que mentalizado que o momento de comprovar que me preparei suficientemente bem para fazer dinheiro a jogar poker para, pelo menos, me conseguir sustentar ... mas foi-me proposto que ao invés de meter licença substituísse, durante um ano, o meu vínculo contratual para a modalidade de telatrabalho ... e claro que aceitei na hora.

Desde então foi uma correria para tratar de tudo para a mudança que aconteceu no início de Outubro ... e fui jogando poker muito esporádicamente, só para não perder o jeito, mantive a avaliação de mãos na PokerStrategy e fui vendo alguns vídeos de MTT´s.

Quanto ao projeto aqui fica o ponto de situação do mesmo que fez um ano certo no passado dia 10-10-2013:


Tendo em conta que já passou um ano de projeto o que verifico é que os resultados não são maus tendo em conta que começei com uma banca de 10$, e que já utilizei algum dinheiro da banca em coaching, assinatura de escolas e num torneio ao vivo no encontro da Strategy em Espinho ... mas posso constatar que o volume de jogo que coloquei é absurdamente baixo ... para não dizer ridículo!!!

Com a mudança para a Madeira a minha qualidade de vida subiu bastante, não só pelo clima que aqui é espetacular, mas especialmente por me poupar às 3 horas de viagens diárias entre o Porto e Felgueiras que fizeram parte da minha rotina diária nos ultimos 2 anos.

Espero então estar agora mais preparado fisíca e mentalmente para finalmente colocar em prática o volume que consigo imprimir para ver se a banca finalmente salta para valores que me permitam jogar, tranquilamente, limites mais interessantes. Vou recomeçar a treinar o grind com em limites mais baixos porque estou completamente enferrujado ... mas no final deste mês já conto estar com bom ritmo de jogo.

Quanto a motivação para jogar deixo uma foto da minha atual grind station ... em caso de tilt é só olhar lá para fora para relaxar ...

 

... e deixo ainda uma foto de dois carritos que um vizinho tem estacionado na garagem, pelos quais tenho de passar diariamente, e que são apenas o meu sonho desde que me lembro de gostar de carros ...


... caso não me apeteça jogar vou dar uma voltinha à garagem, lembrar-me o quanto desejo um brinquedo destes ... e volto a correr para o grind!!!

Abraço!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Valor investido na sessão e bankroll


Para quem leva isto a sério ... vale a pena ler e reflectir!


...........................................................................................................................................

Fala galera,

Vou responder aqui algo que muita gente perguntou nos comentários dos posts. O tema é basicamente Controle de Bankroll (BR), mais especificamente para grind de Sit and Go.

A primeira coisa que o jogador de poker online tem que saber é que uma sessão é feita de muitos torneios. Por isso não se pode pensar somente no valor do buy-in de um ou outro torneio mas sim o total que será gasto jogando torneios naquela sessão. Então se você for jogar 10 sit and go $1.50, 9 jogadores, gastará $15,00.

Assim, pra poder praticar um bom poker, com a cabeça tranquila e que a questão financeira não influenciando nas decisões tomadas no pano, acredito que um bankroll que ofereça conforto ao jogador deve ter de 15 a 25 buy-ins de sessão (e não buy-in do sit), o mais seguro seria de 20 a  30! No caso da sessão com 10 sit de $1.50, é recomendável ter em caixa entre $225 e $375. Se a sessão terá 10 sit de $10, é bom ter em caixa de $1500 a $2500.

Viu como não se pode deixar enganar pelo valor do buy-in do torneio? Você não compara $1.50 com $300, mas $15 em $300. Se for ver bem a margem nem é tão grande assim… são 15 a 25 sessões que você terá que botar suas habilidades em jogo para transformar esse investimento em lucro! Caso essas sessões positivas não estejam entrando, reajuste o valor do buy-in dos torneios para não sair dessa margem de segurança anti-ferro! Hahaha! E se for grindar multitables esse caixa precisa ser ainda maior pois é muito mais exposição.

Por isso é bom que cada passo seja sempre bem calculado. Acredito que é mais importante aumentar o número de torneios jogados em um dia do que subir o valor do buy-in. Quanto mais jogos, menor a variância e você consegue diluir os resultados em uma amostragem maior de mesas.

Claro que cada caso é um caso e se você está vendo que uma outra estratégia está funcionando siga o que sua intuição diz. Agora o controle de BR é algo tão importante que se você faz isso bem feito, certamente também sabe o que está fazendo com as suas fichas nos torneios!

Espero que tenham curtido o post! Depois eu entro mais no assunto técnico do jogo sit and go que também foi muito perguntado pela galera.

Caio Pessagno

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

From $10 to $10k (JULHO)


Detalhes das sessões:


-------------------------------------------------------------

Pontos positivos:

> De forma geral contínuo a sentir que é mais motivador jogar MTT´s, pela possibilidade de ganhar uma grande quantia a qualquer momento, do as restantes variantes;
> Embora negativo, acho que -20% de ROI para o tamanho e tipo de fields que enfrentei, tendo em conta que foram apenas 150 jogos, acho que é um resultado que posso considerar aceitável;
> Sinto que joguei bem em a generalidade das sessões e aguentei bem longas horas de grind;
> Fui convidado para participar na equipa de avaliação de mãos de sit&go´s na pokerstrategy.


Fiquei algo surpreso com este convite, visto ainda não ter resultados de relevo para sustentar a minha suposta qualidade, e por isso a satisfação com este reconhecimento foi enorme e aceitei com todo o prazer e orgulho.

Para memória futura aqui fica a 1ª mão que, oficialmente, avaliei: QTs 45mans regular 

-------------------------------------------------------------

Pontos negativos:

> 1º mês do projeto que terminei negativo, embora em MTT´s e com pouco volume acho normal;
> O tilt acabou por surgir em 2 ou 3 sessões;
> O volume de jogos foi miserável. Não controlei ao longo do mês para ver apenas o total de jogos e confesso que achei que tinha realizado, no mínimo, 250 jogos e fiquei algo desapontado quando verifiquei que foram apenas 145;
> Não ter feito nem uma Final Table faz-me duvidar um pouco da minha qualidade nesta variante ... mas quando olho para o volume não consigo nem posso tirar qualquer conclusão.

-------------------------------------------------------------

Projeto From (not) Tight to Right


> Para a quantidade de asneiras que fiz este mês ficar break even é um milagre ...

-------------------------------------------------------------

E a grande conclusão que retiro neste mês é que ainda não tenho um nível de banca confortável para poder jogar apenas MTT´s e de forma massiva. O meu average buy-in de 3,5$ não me permite muita escolha e as sessões acabam por ter fraco volume.

A minha aposta para agosto vai passar por aumentar o volume e para isso vou misturar sit&go´s no grind de MTT`s e vou tentar nunca ter menos de 15 mesas em simultâneo. Caso não consiga conciliar as duas variantes retiro os MTT´s do grind até atingir uma banca que me permita, pelo menos, triplicar o average buy-in atual.

No próximo sábado vou participar no evento da Pokerstrategy em Espinho e estou muito curioso com a minha prestação no MTT live ... quem sabe a variância não se lembra de regular neste torneio :)

Os resultados continuam a ser atualizados, todas as sextas-feiras, aqui: Resultados atualizados

segunda-feira, 1 de julho de 2013

From $10 to $10k (JUNHO)


Detalhes das sessões:


-------------------------------------------------------------

Pontos positivos:

> Recuperei o foco e a vontade de grindar;
> A quantidade de deep run´s (tendo em conta a amostragem);
> Ter registado em junho o meu máximo de horas jogadas (valor que espero superar);
> A resistência ao tilt e à decepção numa das variantes de poker mais propícia a tal.
> Melhor resultado do mês


-------------------------------------------------------------

Pontos negativos:

> É mesmo MUITO duro levar bads e coolers monstruosos nas fases finais dos torneios e que nos retiram das FT´s e da luta pelos grandes $$$ quando já estamos a imaginar o move up com aquele 1º ou 2º prémio.

-------------------------------------------------------------

Projeto From (not) Tight to Right


> Estou de volta à descida do monte :)

-------------------------------------------------------------

Penso que este mês significa uma importante viragem no projeto agora que vou grindar 95% MTT`s.
A minha decisão por esta via deveu-se, principalmente, a dois fatores:

1º - As alterações e afinações que fiz no meu jogo e que têm melhor aplicação nos MTT´s;
2º - Já que não conseguia jogar os BI´s certos para o meu BR, uma vez que os sit & go´s regulares acima dos 3,5$ praticamente não têm volume e não queria passar para os turbos, decidi então migrar para os MTT`s e estando a jogar um Avg BI de 5$, que representa cerca de 300 BI, penso estar agora com uma gestão (ainda que conservadora) bem mais acertada que utilizada nos sits.

Este mês fiz cerca de 125 torneios e sinto-me, como nunca me senti, com uma "gana" para jogar tremenda. Ao contrário do que me acontecia nos sits, que quando tinha de me sentar para iniciar o grind a vontade era pouca ou nenhuma ... com os MTT`s não vejo hora de arrancar e aplicar mão atrás de mão o meu melhor poker.

Tenho testado/aplicado uma enorme quantidade de moves que não utilizava nos sits e que têm corrido na sua generalidade bem. Tenho sentido que as minhas leituras das jogadas estão bem apuradas e não é rara a vez em que aposto por valor nas streets em que estou na frente e meto travão na altura em que passo para trás na mão ... os bluffs e semi-bluffs também estão a encaixar na sua generalidade na perfeição.

Para além da forma como estou a jogar, e consequentemente imagino eu, estou também muito satisfeito com os meus resultados e com a quantidade de deep run´s que tenho feito. Ainda não consegui nenhuma FT mas, em parte, porque não me tenho contido na altura em que preciso arriscar nas ultimas 2 ou 3 mesas e, para além disso, tenho levado bads e coolers nesta fase fundamental ... mas penso que bastará a minha sorte mudar um pouco e as FT´s e cravadas vão surgir em força.

O reduzido número de jogos que faço por sessão (entre 10 e 20), o facto de sentir que vou evoluir ainda mais nesta variante, o tamanho dos fields que tenho de enfrentar para jogar barato por prémios altos (gestão de banca) e mesmo assim a consistência com que consigo as deep run´s fazem-me prever que estou apostar na variante certa e que o caminho para a conclusão do projeto será mesmo por aqui.

Tal como disse no outro dia a um parceiro de jogo que assiste a algumas das minhas sessões de grind ... quando a variância estiver do meu lado eu quero estar a jogar MTT`s ... e não sits em que o valor esperado é mais consistente mas muito mais baixo que nos MTT`s.

Os resultados continuam a ser atualizados, todas as sextas-feiras, aqui: Resultados atualizados

segunda-feira, 24 de junho de 2013

... não sei se chore não sei se ria ...


É mesmo como coloquei no título ... não sei se chore não sei se ria com os meus resultados deste fim-de-semana ... mas que me deram uma valente injeção de motivação (e esperança) para esta semana em que estarei de férias e vou grindar forte todos os MTT´s da grelha que estejam dentro da minha gestão de banca ... lá isso deu!


Será que é esta semana saio da selva dos micros e me meto no mar junto com os tubarões bebé?

Entretanto deixo aqui a mão que mais me espantou neste fim-de-semana:



É daqueles spots que acertamos tão bem (e consequentemente o vilão tão mal) que nem sei o que fazer para extrair valor e então decidi ser criativo ... e não faço ideia como não resultou porque acho que escondi sempre bem o "A", quer PF quer no flop ... a bet no turn, de facto, poderia ser dispensável mas fiz tão pequeno que podia ser um roubo mal amanhado da minha parte depois do check do vilão ... e a bet no river fazia com any2 para tentar o resultado que teve ... embora desta vez preferisse o call (ele ainda mostrou um K na mão).

sexta-feira, 7 de junho de 2013

From $10 to $10k (MAIO)


Detalhes das sessões:


Nº de Jogos: 159 (SIT&GO´s) + 42 (MTT´s) = 201
Mãos jogadas: 18017

-------------------------------------------------------------

Pontos positivos:

> A sessão de coaching que fiz no primeiro dia do mês onde verifiquei que o meu jogo está bem sólido e com os poucos detalhes apontados pelo coach na análise de 3 hand history´s;
> O profit tendo registado tendo em conta o baixo volume concretizado;
> O facto das adaptações que fiz ao meu jogo terem surtido logo efeito nos MTT´s onde sinto que o jogo está bem mais eficaz.

-------------------------------------------------------------

Pontos negativos:

> O volume miserável, uma vez mais;
> O facto de ter ganho um prémio de mais de 500$ e isso, por incrivel que pareça, ao invés de me ter dado motivação retirou-me a vontade de jogar ...;
> O facto de não me valer a pena definir objetivos porque não os consigo cumprir. Alguns porque fatores externos me impedem de o fazes mas a maioria por não conseguir ultrapassar algumas barreiras ... por este motivo e porque atualmente apenas me estão a servir para criar pressão extra e não para me ajudar a concretizar vou deixar de definir objetivos.

-------------------------------------------------------------

Projeto From (not) Tight to Right


> Cá está o upswing que não queria ver mas que mereci pela forma como me comportei em maio. Este mês vou castigar-me e para além de dieta terei de fazer exercício para os efeitos no final do mês serem mais visíveis.

-------------------------------------------------------------

Este mês foi de facto estranho e muito intenso porque se começei o mesmo com um coaching que me deixou super motivado para o grind e aplicação das alterações que defini para o meu jogo.

Para além disso no dia 12 decidi fazer uma sessão exclusiva de MTT´s, já com a nova estratégia implementada, e ganhei o meu prémio de sempre num torneio pelo que parecia que este mês era para dobrar ou triplicar a banca rumo aos 10K ... mas ... depois de ter ganho os 500$ fiz 3 sessões onde entrei demasiado ansioso e super nervoso, com pouca vontade de jogar e com a paciência muito curta (péssimo para quem joga regulares) e onde as coisas de facto também não correram de feição ... mas isso é o pão nosso de cada dia de todos os jogadores ... e não foi muito diferente de algumas sessões que já tive neste projeto ... mas por algum motivo perdi a vontade de voltar às mesas e desde o dia 22 que não consegui voltar a jogar ... e a vontade ao chegar a casa para o grind era simplesmente NENHUMA.

Embora soubesse que iria regressar ao jogo, disso não tinha dúvida alguma, só não estava a ver era quando e como porque cada dia parado parecia que aumentava o bem estar de não jogar e complicava ainda mais o regresso às mesas ... senão que há dois dias atrás recebi uma notícia que embora não possa (ou deva) revelar me "obriga" efetivamente a voltar ao foco e ao jogo e me proporcionou o tal clique que estava a precisar e não estava a ver modos de aparecer ... mas de um momento para o outro o destino tratou disso :)

Os resultados continuam a ser atualizados, todas as sextas-feiras, aqui: Resultados atualizados

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sessão de MTT´s

Ontem fiz a minha primeira sessão dedicada exclusivamente a MTT´s, a jogar completamente focado sem nunca exceder as 6/7 mesas em simultâneo e com as alterações que fiz recentemente ao meu jogo já implementadas ... e os resultados obtidos não devem ser coincidência :)


Aqui fica aquela que foi para a mim a mais difícil de toda a sessão pois estava muito próximo de entrar na tão desejada FT e defrontar nesta altura um jogador tão deep como nós não é nada confortável:


Melhor resultado da sessão:


Comentário: Se bem que a jogar apenas 18 MTT´s por sessão não estou à espera de obter um grande ROI, ou pelo menos de forma consistente, fiquei especialmente satisfeito com o meu jogo, com as minhas leituras e com o resultado geral da sessão (retirando a FT que sai da média).

Esta FT (e o torneio em geral) estava recheada de bons jogadores, verifiquei no prolabs mal lá cheguei, e dos 9 apenas 3 (nos quais me incluo) não tinham "elevados" profits em MTT´s, o que me deixa ainda mais satisfeito pela minha prestação e conquista pois entrei num torneio em que lutei (como se vê na mão postada) contra diversos regulares deste formato.

Na próxima sessão de MTT´s já vou poder subir os limites e descontinuar alguns dos BI mais baixos e trocar por BI de 8$+ ... sinto mesmo que entrei numa nova fase do meu projeto após a sessão de ontem.