Confesso que estou com alguma saudade para jogar um torneiozito, ainda por cima com os resultados que tive nos ultimos dias, e estou muito curioso para ver até que ponto consegui também melhorar nesta variante do jogo porque, afinal, +cEV é +cEV ...
Embora os horários sejam muito maus para mim já escolhi os 10 eventos em que vou apostar os bilhetes:
Para além dos torneios turbo, nos quais considero ter algum edge sobre os adversários porque estou habituado (e gosto) a jogar com a pressão da rápida subida de blinds e com stacks curtas, o torneio de Heads Up é aquele que estou mais ansioso por jogar porque nunca participei em nenhum.
No final do campeonato coloco um post com o resultado de cada torneio.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Agora sim ... fiquei convencido. Move Down!
Bom, é assim, a subida para os 15$ não poderia ter corrido pior e consegui perder em 4 sessões mais de metade de todo o profit que tinha conseguido nos 7$.
Épico!
Vou ter saudades vossas ... mas eu volto!
Amanhã começa uma nova fase do desafio ... e não digo recomeça, porque neste move down vou tentar algo diferente :)
Épico!
Vou ter saudades vossas ... mas eu volto!
Amanhã começa uma nova fase do desafio ... e não digo recomeça, porque neste move down vou tentar algo diferente :)
sábado, 18 de fevereiro de 2012
JokerStars ... tens bater com mais força sua FDP
Pois é, desde o meu move up que a minha banca tem sofrido as consequências do aumento do Buy-in, para mais do dobro, estar a ser acompanhado por uma série de resultados negativos.
Aqui ficam as stats só dos jogos de 15$:
Já joguei 3 sessões e ainda não consegui ficar positivo em nenhuma, nem break even sequer, apenas bem negativo. Todo o lucro que tive este mês nos 7$ e que me permitiu o move up está reduzido a nada ...
Se este mau início fosse derivado do nível dos jogadores dos 15$ até que nem ficaria muito chateado porque saberia que tinha de os estudar melhor e adaptar-me. O problema é que 90% do que me está a acontecer é por causa do baralho. Vou deixar parte das mãos jogadas na sessão de hoje de manhã, apenas algumas pois haviam muito mais, com que a PokerStars me anda a treinar para aceitar a variância e ficar indiferente aos resultados de curto prazo para apenas ter o foco no longo prazo. Coloquei a frase completa porque fica, tão boniiiiitaaaaaa, escrita nos artigos, blogs, etc, mas soa tanto a bosta quando estamos no meio desta selva de bads e coolers a levar com o baralho no focinho ... mas no final o problema é que ela está certa!!!
Mãos:
Comentário: Pelo que me parecia de manhã não havia maneira de conseguir ganhar um torneio ... chegasse à frente ou atrás acabava sempre por perder no HU.
Quanto às restantes mãos faço apenas uma referência ao AA, que considero ter sido a mão que joguei pior, porque com um Flop tão perigoso e perante a aposta de 1/6 do pote devia ter ido logo all-in, para proteger a minha mão contra qq espada, ou ter largado se achasse que ele tinha acertado o flush e a aposta fosse para induzir ... depois do call fiquei no meio da ponte e decidi que não ía ficar com 11 bb´s para trás, num spot em que podia estar ainda na frente se estivessem ambos em draw, e por isso decidi meter todas lá para dentro ...
Mas a maior bizarriçe ainda estava para vir.
No final da sessão da manhã, que me deixou um pouco abalado com mãos como as que coloquei acima, tive de falar com o treinador porque se era para perder então preferia ir perder, menos de metade, para os 7$ e voltar com a banca e o psicológico recuperados para os 15$.
Ele disse-me que poderia descer caso estas perdas estivessem a afetar o meu A-Game ... mas o que é certo é que não estavam ... pois se é verdade que não estou a gostar do resultado das mesmas, em termos de jogo, estou a conservar os meus ranges e níveis de agressividade, independentemente da forma como a sessão está a correr.
Combinamos então que da parte da tarde continuaria nos 15$ mas ficou decidido que se perdesse 1$ que fosse, apenas tendo em conta os jogos da tarde, que amanhã mudaria para os 7$ até a tempestade passar.
Então para perceberem o que quero dizer com bizarriçe, bruxedo ou lá que merda se passa observem o resultado final dos 20 jogos que fiz:
E então não é que por 0,02$ amanhã vou ter de continuar a jogar neste nível do demónio ... fdx ... bizarro mesmo!!! Será trap da Stars?
Mas desde que não perca o juízo e consiga manter o meu A-game não vai ser a Stars que me vai ownar do caminho que foi delineado até ao final deste ano ... ou terá de se esforçar bem mais!!!
Ps: Faltou referir duas coisas, que ficam para a minha história, é que da parte da tarde lá consegui ganhar o meu primeiro torneio nos 15$, embora fossem precisos mais de 80 jogos e o adversário foldar tudo até ficar com menos de 5k fichas e aí ficar sit out ... parece mentira mas é mesmo verdade. A outro registo que quero deixar para hoje é que foi o dia, desde sempre, em que investi mais dinheiro a jogar ... 750$!!!
Aqui ficam as stats só dos jogos de 15$:
Já joguei 3 sessões e ainda não consegui ficar positivo em nenhuma, nem break even sequer, apenas bem negativo. Todo o lucro que tive este mês nos 7$ e que me permitiu o move up está reduzido a nada ...
Se este mau início fosse derivado do nível dos jogadores dos 15$ até que nem ficaria muito chateado porque saberia que tinha de os estudar melhor e adaptar-me. O problema é que 90% do que me está a acontecer é por causa do baralho. Vou deixar parte das mãos jogadas na sessão de hoje de manhã, apenas algumas pois haviam muito mais, com que a PokerStars me anda a treinar para aceitar a variância e ficar indiferente aos resultados de curto prazo para apenas ter o foco no longo prazo. Coloquei a frase completa porque fica, tão boniiiiitaaaaaa, escrita nos artigos, blogs, etc, mas soa tanto a bosta quando estamos no meio desta selva de bads e coolers a levar com o baralho no focinho ... mas no final o problema é que ela está certa!!!
Mãos:
Comentário: Pelo que me parecia de manhã não havia maneira de conseguir ganhar um torneio ... chegasse à frente ou atrás acabava sempre por perder no HU.
Quanto às restantes mãos faço apenas uma referência ao AA, que considero ter sido a mão que joguei pior, porque com um Flop tão perigoso e perante a aposta de 1/6 do pote devia ter ido logo all-in, para proteger a minha mão contra qq espada, ou ter largado se achasse que ele tinha acertado o flush e a aposta fosse para induzir ... depois do call fiquei no meio da ponte e decidi que não ía ficar com 11 bb´s para trás, num spot em que podia estar ainda na frente se estivessem ambos em draw, e por isso decidi meter todas lá para dentro ...
Mas a maior bizarriçe ainda estava para vir.
No final da sessão da manhã, que me deixou um pouco abalado com mãos como as que coloquei acima, tive de falar com o treinador porque se era para perder então preferia ir perder, menos de metade, para os 7$ e voltar com a banca e o psicológico recuperados para os 15$.
Ele disse-me que poderia descer caso estas perdas estivessem a afetar o meu A-Game ... mas o que é certo é que não estavam ... pois se é verdade que não estou a gostar do resultado das mesmas, em termos de jogo, estou a conservar os meus ranges e níveis de agressividade, independentemente da forma como a sessão está a correr.
Combinamos então que da parte da tarde continuaria nos 15$ mas ficou decidido que se perdesse 1$ que fosse, apenas tendo em conta os jogos da tarde, que amanhã mudaria para os 7$ até a tempestade passar.
Então para perceberem o que quero dizer com bizarriçe, bruxedo ou lá que merda se passa observem o resultado final dos 20 jogos que fiz:
E então não é que por 0,02$ amanhã vou ter de continuar a jogar neste nível do demónio ... fdx ... bizarro mesmo!!! Será trap da Stars?
Mas desde que não perca o juízo e consiga manter o meu A-game não vai ser a Stars que me vai ownar do caminho que foi delineado até ao final deste ano ... ou terá de se esforçar bem mais!!!
Ps: Faltou referir duas coisas, que ficam para a minha história, é que da parte da tarde lá consegui ganhar o meu primeiro torneio nos 15$, embora fossem precisos mais de 80 jogos e o adversário foldar tudo até ficar com menos de 5k fichas e aí ficar sit out ... parece mentira mas é mesmo verdade. A outro registo que quero deixar para hoje é que foi o dia, desde sempre, em que investi mais dinheiro a jogar ... 750$!!!
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Está na hora de fazer algumas mudanças, no jogo e fora dele!
Hoje vinha no comboio a ler o How I made my first million from poker, o qual achei que ía gostar mas nunca pensei encontrar tanta informação útil (e ainda não cheguei sequer a meio do livro), e num dos seus capítulos o autor escreve que se apercebeu a certa altura da carreira que nos primeiros 15 minutos das suas sessões de cash, perdia constantemente entre 1 e 2 buy-in´s. A proporção destas perdas era tão relevante que ele chega a afirmar que se conseguisse de alguma forma eliminar todos estes 15 minutos seria muito mais rico, do que o que já é ...
A solução que ele encontrou para contrariar esta tendência foi, antes de começar cada sessão, fazer a análise de uma mão para, desta forma, não entrar direto nas mesas e dar tempo ao cerebro para se adaptar ao início da atividade.
Este trecho fez-me logo pensar em algo que também já tinha reparado mas que nunca analisei a fundo para perceber se se tratava de algo causado por alguma leak ou apenas uma impressão minha. O que é certo é que quando começo uma sessão de Sit & Go´s, não raras vezes, perco entre 7 a 10 buy in´s sem entrar sequer num ITM. Assim que chego a meio das sessões, naquelas em que o baralho não complica em demasia, começo a fazer ITM´s uns atrás dos outros o que acaba por salvar o resultado final das sessões.
Uma outra sensação que tenho é que no início das sessões tenho de fazer um esforço muito grande para reagir a cada spot e quando passam, digamos, 20 a 30 minutos da sessão, tudo entra num modo tão automático que chego a ficar espantado quando reparo que estou tão deep em certas mesas e não me lembro, de todo, como tripliquei ou quadripliquei a minha stack.
Se bem que a entrada mais tardia nos ITM´s pode ser, como acredito, resultado da variância e com a abertura de mais mesas vou-me desviando dos coolers e bad beats e acabo por ganhar as fichas necessárias para chegar ao dinheiro, a questão relacionada com a falta de ritmo que sinto no início da generalidade das sessões tem toda a lógica ser mesmo devida à necessidade de adaptação do cerebro ao jogo, defendida pelo autor.
Assim sendo, a partir de hoje mesmo, vou passar rever um jogo completo que tenha sido vencido pelo meu treinador no início de cada sessão de grind. O objetivo e vantagem desta pratica, a meu ver, será triplo:
--- Em primeiro lugar vai permitir ao cerebro a adaptação ao jogo apresentada no livro. A minha revisão consiste em, mão a mão, imaginar o que eu faria no lugar do coach antes de ver o resultado da mesma e, desta forma, será como se estivesse eu a jogar o sit e vou ganhando o ritmo necessário;
--- A segunda vantagem é que comparando o que o coach faz com o que eu faria, em cada situação, vou detetando possíveis leaks no meu jogo que com ele poderei mais tarde discutir e eliminar;
--- O terceiro objetivo desta nova rotina, e não sei se não será (para mim) o mais importante, é que ao rever um jogo que foi ganho por nós (enquanto nos colocamos no lugar do jogador) entro na sessão com o espírito vencedor e com a confiança necessária para enfrentar o field e, especialmente, o baralho ...
Uma outra atitude que vou adotar a partir deste momento e que também resultou da leitura do livro, será tentar ao máximo separar o poker da minha vida "real". Para isso vou evitar falar de poker com os meus non-poker friends e família para, desta forma, não os maçar com as minhas histórias que pouco ou nada dizem a quem não é do meio e também para evitar a sobrecarga do meu cerebro com esta temática que, naturalmente, já ocupa a maior parte das minhas sinapses.
Caso estes amigos non-poker, quer por amizade ou por verdadeiro interesse, queiram saber como está a correr a minha "carreira" vou encaminha-los para o Blog porque, afinal, é esse um dos seus objetivos!
Já que falamos da família e dos amigos non-poker, que naturalmente não percebem muito do que realmente este jogo é, aqui fica uma imagem que achei engraçada!
A solução que ele encontrou para contrariar esta tendência foi, antes de começar cada sessão, fazer a análise de uma mão para, desta forma, não entrar direto nas mesas e dar tempo ao cerebro para se adaptar ao início da atividade.
Este trecho fez-me logo pensar em algo que também já tinha reparado mas que nunca analisei a fundo para perceber se se tratava de algo causado por alguma leak ou apenas uma impressão minha. O que é certo é que quando começo uma sessão de Sit & Go´s, não raras vezes, perco entre 7 a 10 buy in´s sem entrar sequer num ITM. Assim que chego a meio das sessões, naquelas em que o baralho não complica em demasia, começo a fazer ITM´s uns atrás dos outros o que acaba por salvar o resultado final das sessões.
Uma outra sensação que tenho é que no início das sessões tenho de fazer um esforço muito grande para reagir a cada spot e quando passam, digamos, 20 a 30 minutos da sessão, tudo entra num modo tão automático que chego a ficar espantado quando reparo que estou tão deep em certas mesas e não me lembro, de todo, como tripliquei ou quadripliquei a minha stack.
Se bem que a entrada mais tardia nos ITM´s pode ser, como acredito, resultado da variância e com a abertura de mais mesas vou-me desviando dos coolers e bad beats e acabo por ganhar as fichas necessárias para chegar ao dinheiro, a questão relacionada com a falta de ritmo que sinto no início da generalidade das sessões tem toda a lógica ser mesmo devida à necessidade de adaptação do cerebro ao jogo, defendida pelo autor.
Assim sendo, a partir de hoje mesmo, vou passar rever um jogo completo que tenha sido vencido pelo meu treinador no início de cada sessão de grind. O objetivo e vantagem desta pratica, a meu ver, será triplo:
--- Em primeiro lugar vai permitir ao cerebro a adaptação ao jogo apresentada no livro. A minha revisão consiste em, mão a mão, imaginar o que eu faria no lugar do coach antes de ver o resultado da mesma e, desta forma, será como se estivesse eu a jogar o sit e vou ganhando o ritmo necessário;
--- A segunda vantagem é que comparando o que o coach faz com o que eu faria, em cada situação, vou detetando possíveis leaks no meu jogo que com ele poderei mais tarde discutir e eliminar;
--- O terceiro objetivo desta nova rotina, e não sei se não será (para mim) o mais importante, é que ao rever um jogo que foi ganho por nós (enquanto nos colocamos no lugar do jogador) entro na sessão com o espírito vencedor e com a confiança necessária para enfrentar o field e, especialmente, o baralho ...
Uma outra atitude que vou adotar a partir deste momento e que também resultou da leitura do livro, será tentar ao máximo separar o poker da minha vida "real". Para isso vou evitar falar de poker com os meus non-poker friends e família para, desta forma, não os maçar com as minhas histórias que pouco ou nada dizem a quem não é do meio e também para evitar a sobrecarga do meu cerebro com esta temática que, naturalmente, já ocupa a maior parte das minhas sinapses.
Caso estes amigos non-poker, quer por amizade ou por verdadeiro interesse, queiram saber como está a correr a minha "carreira" vou encaminha-los para o Blog porque, afinal, é esse um dos seus objetivos!
Já que falamos da família e dos amigos non-poker, que naturalmente não percebem muito do que realmente este jogo é, aqui fica uma imagem que achei engraçada!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
PokerStars - World Blogger Championship of Online Poker
Tendo em conta que a criação de um Blog, pelo menos para mim, tem interesse no sentido em que o utilizo para registar e contar a minha história e que apenas será atrativa para os outros se esta mesma história estiver a fazer algum sentido, ganhar este prémio como melhor blogger quereria dizer que estou no caminho certo rumo à minha transformação no melhor jogador possível, tendo em conta todas as limitações a que estou sujeito tais como de tempo, psicológicas, de inteligência quiçá … etc, etc!
Se bem que para mim esta aventura está no início, pelo menos em termos de aplicação prática de tudo o que aprendi e estudei até hoje, ao ganhar estes 5000$ que seriam na sua generalidade aplicados no poker, já que o que é do poker (para já) fica no poker, seria motivo para alterar desde já os meus objetivos para o corrente ano … começando pelo de alcançar do estatuto Supernova que para já dificilmente será objetivado, quanto mais alcançado, antes do final de 2013.
No que diz respeito à banca e definição de objetivos de curto e médio prazo, estando eu atualmente em processo de move up para os Sit & Go´s de 15$, seria garantida a subida direta para os jogos de 30$ … com um shot aqui e ali nos de 60$ … para uma espécie de espreitadela aos mid-stakes para ver o que por lá se passa!
O resultado deste prémio no Blog também seria sentido uma vez que tento, através do mesmo, transmitir da melhor forma possível todas as sensações que esta minha viagem através dos limites me vai provocando. Uma outra coisa que tento passar é a minha conceção do jogo, em cada etapa da minha evolução, partilhando algumas das principais mãos jogadas e descrevendo pormenorizadamente qual o meu pensamento por trás de cada decisão que tomo. Esta informação penso ser interessante quer para quem esteja a acompanhar o Blog, mas também para mim de forma a perceber se vou evoluindo em termos de pensamento de jogo quando venho atrás e vejo a forma como agira perante cada situação e se no momento atual o faria de outra forma, descobrindo assim se houve alguma evolução ou não.
Com o boost que os 5k dariam na minha banca um outro objetivo que tenho, mas para já reservado para o médio ou longo prazo, seria antecipado já para este ano. Estou falar de participar em torneios ao vivo e, por certo, começaria já a participar na Pokerstars Solverde Poker Season, pelo menos nos torneios que fossem organizados no norte do país.
Para terminar, e no que à minha station diz respeito, teria de fazer já um upgrade ao meu hardware com a compra de uma UPS e 2º serviço de Internet, afinal os valores em jogo passariam já a ser consideráveis. A troca do meu monitor/televisor de 23` por dois monitores mais adaptados ao multi-tabling seria o culminar da utilização imediata do dinheiro …
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
15$ - 1ª (mini) Sessão
Hoje fiz a minha primeira sessão nos jogos de 15$. Tal como esperava não senti grandes diferenças relativamente ao nível dos jogadores e a quantidade de maus jogadores parece ser semelhante à que encontrava, em média, nas mesas dos 7$ ... assim sendo parece-me que será possível bater este nível sem ter de fazer grandes modificações ao jogo relativamente à estratégia adoptada para bater os 7$.
Embora "apenas" tenha mudado o nível de buy-in confesso que entrei algo apreensivo e ansioso na sessão, se calhar ainda mais do que na 1ª sessão que fiz no âmbito do projeto. Tenho perfeita noção que não joguei tão solto como o tenho feito habitualmente e nas mesas que estava com possibilidade de pressionar, especialmente na fase de pre-bolha e bolha, coloquei um pequeno travão na agressividade para garantir antes de tudo os ITM´s. Embora esta atitude seja menos $EV sei que, pessoalmente, o tenho de fazer porque necessito de gerir com bastante cuidado a minha componente psicológica do jogo.
Stats:
Comentário: A sessão terminou negativa cerca de 5,5 buy-ins embora este valor correspondesse às piores sessões, naquelas em que tudo corre mal, dos 7$ e por isso prefiro pensar em termos de BI ou fico algo preso aos números. Tendo em conta que, por norma, quando faço as minhas sessões mais longas, nos primeiros 10 ou 15 jogos faço um número mais baixo de ITM´s e apenas começo a bombar a partir do meio da sessão (não por começar a jogar melhor ou pior mas porque o volume permite equilibrar melhor a distribuição das bads, coolers, etc) o resultado da sessão foi dentro do que tem sido normal porque apenas joguei 14 sits. A isto ainda acrescento o facto de ter jogado um pouco mais tight o que deve ter resultado nos dois quartos lugares porque não entrei tão "gordo" ITM e perdi parte da minha fold equitity, tão importante para esta fase!
Mãos da sessão
Comentário: Nesta mão, tendo em conta as stats bem loose do vilão na BB que com 25 mãos era um 50/23, já sabia que a partir do momento em que ía fazer pressão sobre ele teria de ser capaz de responder à sua agressividade, devido às suas stats e à força da mão de que dispunha. Tal como previ, ele fez call ao meu raise e o flop foi muito bom para a minha mão. Fiz a C-bet, por valor mesmo porque acreditei que tinha os melhores kicker´s possíveis contra o range de mãos do vilão e os dois Ases no Flop diminuíam a possibilidade dele ter um na mão, para além de que acredito que se tivesse me raisava ainda pré-flop. Para confirmar a minha teoria ele não fez call à minha c-bet, como deveria para esconder se tivesse acertado trips no flop, e então porque haveria de me raisar e expulsar da mão??? ... Assumi logo um bluff desesperado e por isso dei call ao push confiante na minha leitura de todos os dados. Claro que podia ser o caso dele ter um pocket pair, uma vez mais pouco provável porque acredito que teria tribetado pré-flop, a não ser que fosse QQ ou KK mas para os quais eu tinha 2 blockers, e exceto contra 33, com a qual uma vez mais não precisava de me expulsar da mão, eu ainda tinha uma equidade monstruosa caso acertasse um K ou Q ou se a board dobrasse transformando o meu K em kicker.
Comentário: Penso que a minha decisão aqui é fácil, ainda mais pressionado pelo jogador (reg) que mais tem a ganhar com a situação caso eu foldasse ou desse call e perdesse, como foi o caso. Por azar ele estava com uma parte do range que dominava a minha mas tenho a certeza absoluta que o faria com uma enormidade de mãos contra as quais eu partiria na frente ... foi uma espécie de cooler tendo em conta toda a situação. Aqui só não faria call a um push do CO ou HJ.
Comentário: No meu anterior post eu tinha "pedido" aos jogadores deste nível para tratarem bem aqui do caloiro e à stars para baralhar as cartas como deve ser ... mas não era preciso tanto ... nesta que foi a 1ª mão em que meti todas as fichas na mesa nos 15$ o vilão decidiu, qual presente de boas vindas, oferecer-me todas as suas fichas e a Stars presentear-me com um belo Full House ...
Bibliografia
Terminei ontem de ler este livro. Achei-o interessante, especialmente os atalhos matemáticos que ao autor apresenta para sabermos em cada situação se temos a equidade suficiente para dar call, fold ou raise.
A aplicação prática do conteúdo parece-me mais indicada para o jogo de cash, especialmente live, porque a multitablar online vai ser um pouco difícil, pelo menos numa primeira fase, conseguir ter rapidez de raciocínio para fazer as contas mesmo da forma simplificada explicada no livro.
Se um dia começar a jogar cash, ou melhor quando, vou certamente reler certos excertos do livro para aprimorar a matemática de cada uma das decisões que vier a tomar.
Como o estudo e evolução no jogo não pode parar, e as viagens de comboio continuam a durar cerca de uma hora, hoje mesmo começei a ler este livro que foi aconselhado pelo André Coimbra num post do seu novo Blog.
Optei por este livro porque me parece que estou numa fase da "carreira" em que vai ser para mim positivo e motivador acompanhar uma história de sucesso, como é o caso da do "SlowHabit".
Com cerca de 33 páginas lidas já percebi que o livro vai ao encontro do que eu realmente pretendo, ou seja, menos componente técnica e mais questões relacionadas com tudo o que envolve o poker fora da mesa, nomeadamente, equilibrio entre o jogo e a vida real, modo de encarar esta atividade, requisitos para uma possível profissionalização, etc, etc ...
Aproveito para deixar o trecho que mais gostei de ler:
The Professional
Quick, what do you think is the greatest compliment high-stakes and nosebleed players give to opponents whom they hold in high regard?
It’s not "he´s fearless." Tons of players playing those stakes are fearless.
It’s not "he´s smart.” Tons of them are smart.
It’s not “his game is so balanced.” Tons of them balance their ranges ver well.
Rather, it’s “he’s such a professional” What exactly does that mean?
To say a player is a professional means the player views poker as a job in which he excels at variables over which he can exert control. For example, the player rarely, if ever, spews or randomly spazzes in a pot. He has logical reasons for his plays.
The plaver knows it’s time to quit when things aren’t going his way and he’s having a had day. He also knows to keep playing when everything is going well at his table. He keeps his emotions in control and the moment he recognizes there’s a hint of tilt, he stops playing. He also “game selects” well.
All of these characteristics that earn respect and praise from world-class players, you, too, can possess. When it comes to having these characteristics, there’s no variance. The comprise a skill set that is required if vou want to keep playing poker at a high level for years to come.
Comentário: Depois de ficar com 95 Buy-ins para os 15$ resta-me saber se contínuo neste nível ou se devo regressar aos 7$ para perfazer novamente os 100 BI e só depois voltar a tentar. Esta decisão vou deixar a cargo do meu coach se fosse por mim, em conformidade com a minha habitual hyper tight & stupid strategy com que sempre decidi o que jogar, ía já para os 3,5$, com mais de 300 buy-in´s, multitablar 20+ mesas para ver no que dava ...
Embora "apenas" tenha mudado o nível de buy-in confesso que entrei algo apreensivo e ansioso na sessão, se calhar ainda mais do que na 1ª sessão que fiz no âmbito do projeto. Tenho perfeita noção que não joguei tão solto como o tenho feito habitualmente e nas mesas que estava com possibilidade de pressionar, especialmente na fase de pre-bolha e bolha, coloquei um pequeno travão na agressividade para garantir antes de tudo os ITM´s. Embora esta atitude seja menos $EV sei que, pessoalmente, o tenho de fazer porque necessito de gerir com bastante cuidado a minha componente psicológica do jogo.
Stats:
Comentário: A sessão terminou negativa cerca de 5,5 buy-ins embora este valor correspondesse às piores sessões, naquelas em que tudo corre mal, dos 7$ e por isso prefiro pensar em termos de BI ou fico algo preso aos números. Tendo em conta que, por norma, quando faço as minhas sessões mais longas, nos primeiros 10 ou 15 jogos faço um número mais baixo de ITM´s e apenas começo a bombar a partir do meio da sessão (não por começar a jogar melhor ou pior mas porque o volume permite equilibrar melhor a distribuição das bads, coolers, etc) o resultado da sessão foi dentro do que tem sido normal porque apenas joguei 14 sits. A isto ainda acrescento o facto de ter jogado um pouco mais tight o que deve ter resultado nos dois quartos lugares porque não entrei tão "gordo" ITM e perdi parte da minha fold equitity, tão importante para esta fase!
Mãos da sessão
Poder das Stats
Comentário: Nesta mão, tendo em conta as stats bem loose do vilão na BB que com 25 mãos era um 50/23, já sabia que a partir do momento em que ía fazer pressão sobre ele teria de ser capaz de responder à sua agressividade, devido às suas stats e à força da mão de que dispunha. Tal como previ, ele fez call ao meu raise e o flop foi muito bom para a minha mão. Fiz a C-bet, por valor mesmo porque acreditei que tinha os melhores kicker´s possíveis contra o range de mãos do vilão e os dois Ases no Flop diminuíam a possibilidade dele ter um na mão, para além de que acredito que se tivesse me raisava ainda pré-flop. Para confirmar a minha teoria ele não fez call à minha c-bet, como deveria para esconder se tivesse acertado trips no flop, e então porque haveria de me raisar e expulsar da mão??? ... Assumi logo um bluff desesperado e por isso dei call ao push confiante na minha leitura de todos os dados. Claro que podia ser o caso dele ter um pocket pair, uma vez mais pouco provável porque acredito que teria tribetado pré-flop, a não ser que fosse QQ ou KK mas para os quais eu tinha 2 blockers, e exceto contra 33, com a qual uma vez mais não precisava de me expulsar da mão, eu ainda tinha uma equidade monstruosa caso acertasse um K ou Q ou se a board dobrasse transformando o meu K em kicker.
Bolha
Comentário: Penso que a minha decisão aqui é fácil, ainda mais pressionado pelo jogador (reg) que mais tem a ganhar com a situação caso eu foldasse ou desse call e perdesse, como foi o caso. Por azar ele estava com uma parte do range que dominava a minha mas tenho a certeza absoluta que o faria com uma enormidade de mãos contra as quais eu partiria na frente ... foi uma espécie de cooler tendo em conta toda a situação. Aqui só não faria call a um push do CO ou HJ.
Obrigado pelas boas vindas :)
Comentário: No meu anterior post eu tinha "pedido" aos jogadores deste nível para tratarem bem aqui do caloiro e à stars para baralhar as cartas como deve ser ... mas não era preciso tanto ... nesta que foi a 1ª mão em que meti todas as fichas na mesa nos 15$ o vilão decidiu, qual presente de boas vindas, oferecer-me todas as suas fichas e a Stars presentear-me com um belo Full House ...
Bibliografia
Terminei ontem de ler este livro. Achei-o interessante, especialmente os atalhos matemáticos que ao autor apresenta para sabermos em cada situação se temos a equidade suficiente para dar call, fold ou raise.
A aplicação prática do conteúdo parece-me mais indicada para o jogo de cash, especialmente live, porque a multitablar online vai ser um pouco difícil, pelo menos numa primeira fase, conseguir ter rapidez de raciocínio para fazer as contas mesmo da forma simplificada explicada no livro.
Se um dia começar a jogar cash, ou melhor quando, vou certamente reler certos excertos do livro para aprimorar a matemática de cada uma das decisões que vier a tomar.
Como o estudo e evolução no jogo não pode parar, e as viagens de comboio continuam a durar cerca de uma hora, hoje mesmo começei a ler este livro que foi aconselhado pelo André Coimbra num post do seu novo Blog.
Optei por este livro porque me parece que estou numa fase da "carreira" em que vai ser para mim positivo e motivador acompanhar uma história de sucesso, como é o caso da do "SlowHabit".
Com cerca de 33 páginas lidas já percebi que o livro vai ao encontro do que eu realmente pretendo, ou seja, menos componente técnica e mais questões relacionadas com tudo o que envolve o poker fora da mesa, nomeadamente, equilibrio entre o jogo e a vida real, modo de encarar esta atividade, requisitos para uma possível profissionalização, etc, etc ...
Aproveito para deixar o trecho que mais gostei de ler:
The Professional
Quick, what do you think is the greatest compliment high-stakes and nosebleed players give to opponents whom they hold in high regard?
It’s not "he´s fearless." Tons of players playing those stakes are fearless.
It’s not "he´s smart.” Tons of them are smart.
It’s not “his game is so balanced.” Tons of them balance their ranges ver well.
Rather, it’s “he’s such a professional” What exactly does that mean?
To say a player is a professional means the player views poker as a job in which he excels at variables over which he can exert control. For example, the player rarely, if ever, spews or randomly spazzes in a pot. He has logical reasons for his plays.
The plaver knows it’s time to quit when things aren’t going his way and he’s having a had day. He also knows to keep playing when everything is going well at his table. He keeps his emotions in control and the moment he recognizes there’s a hint of tilt, he stops playing. He also “game selects” well.
All of these characteristics that earn respect and praise from world-class players, you, too, can possess. When it comes to having these characteristics, there’s no variance. The comprise a skill set that is required if vou want to keep playing poker at a high level for years to come.
Comentário: Depois de ficar com 95 Buy-ins para os 15$ resta-me saber se contínuo neste nível ou se devo regressar aos 7$ para perfazer novamente os 100 BI e só depois voltar a tentar. Esta decisão vou deixar a cargo do meu coach se fosse por mim, em conformidade com a minha habitual hyper tight & stupid strategy com que sempre decidi o que jogar, ía já para os 3,5$, com mais de 300 buy-in´s, multitablar 20+ mesas para ver no que dava ...
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Limite batido e 1º Move Up ... 15$ grinders here i go !!!
Ah pois é ... e não é que estudar e jogar (!!!) permite-nos mesmo bater os limites do jogo ...
Aqui ficam os dados mais importantes:
Gráfico e daily report:
Mãos: +/- 55 mil mãos jogadas;
Horas: +/- 100 horas de jogo;
Número de sessões: 30 sessões, 17 das quais positivas e 13 negativas (não foi nenhum mar de rosas)
Número de sits: 972 sits jogados (Acho que a Stars queria tornar o momento mais poético e deixar-me bater o limite mesmo nos 1k games ...)
Investimento: 6804$ (mais de 5000€ investidos a jogar em tão pouco tempo?!!? ... ai fdx!!!)
Rake: 534$ de rake pago (a stars recebeu o equivalente a 65% do meu profit sem fazer nada mais para além de me tentar dar cabo da paciência em cada sessão ... esta vida é mesmo injusta ...)
Comentário: Este projeto contínua superar todas as minhas expetativas. Para mim, que tinha o receio de não conseguir chegar sequer a meio do mês de janeiro sem quebrar a banca inicial, vejo-me agora a bater um nível (7$) em que nunca havia sequer jogado e de uma variante que nunca tinha sequer experimentado até decidir aceitar o desafio.
Antes de mais, tudo isto é fruto do apoio que recebo da pessoa que me incentivou a abraçar o desafio e que atura diretamente os meus swings de humor e é obrigada a conviver com o que de melhor e pior tem esta atividade. Claro que também tenho de agradecer aos meus companheiros de viagem que me têm ajudado muito na evolução do jogo através das nossas magníficas sessões de treino conjuntas. A meu ver, os sucessos individuais acabam por ser mérito de todo o grupo porque estas vitórias são fruto da estratégia que estamos a aprofundar e implementar em conjunto ... o resto, que decide a maior ou menos rapidez com que alcançamos os objetovos, fica por conta da variância para a qual não há propriamente um antídoto e apenas temos de conviver com ela sabendo que no longo prazo os resultados da estratégia darão frutos ...
Esta mudança de nível é muito importante porque a partir de agora nada será como dantes. O que quero com isto dizer é que mesmo que agora tenha uma bad run em qualquer nível, especialmente nos 15$ para onde vou agora, poderei voltar para o nível anterior com outra tranquilidade/confiança porque se bati um nível uma vez poderei batê-lo quantas vezes forem precisas para subir para os jogos de 15$, 30$, 60$ ... até aos 300$ :) ... aquilo que lia nos blogues dos outros, e me dava alento para tentar, acabava por causar em mim duvidas se alguma vez seria capaz de o fazer também ...
Uma outra coisa que me deixa bastante satisfeito é que esta mudança de nível não foi nada fácil e muito menos resultou de uma boa run. As boas sessões, que não raras vezes corriam francamente mal pese embora o ROI final fosse positivo, foram acompanhadas muito de perto por sessões em que o ROI negativo fazia alguma mossa na banca. A proporção entre sessões em que fiquei UP e DOWN foi na ordem das 57% positivas e 43% negativas, ou seja, o limite foi batido mesmo com a variância negativa bem presente!!!
Grinders dos 15$ vejam lá se tratam bem aqui do caloiro e stars vê lá se baralhas essas cartas como deve ser ...
Aqui ficam os dados mais importantes:
Gráfico e daily report:
Horas: +/- 100 horas de jogo;
Número de sessões: 30 sessões, 17 das quais positivas e 13 negativas (não foi nenhum mar de rosas)
Número de sits: 972 sits jogados (Acho que a Stars queria tornar o momento mais poético e deixar-me bater o limite mesmo nos 1k games ...)
Investimento: 6804$ (mais de 5000€ investidos a jogar em tão pouco tempo?!!? ... ai fdx!!!)
Rake: 534$ de rake pago (a stars recebeu o equivalente a 65% do meu profit sem fazer nada mais para além de me tentar dar cabo da paciência em cada sessão ... esta vida é mesmo injusta ...)
Comentário: Este projeto contínua superar todas as minhas expetativas. Para mim, que tinha o receio de não conseguir chegar sequer a meio do mês de janeiro sem quebrar a banca inicial, vejo-me agora a bater um nível (7$) em que nunca havia sequer jogado e de uma variante que nunca tinha sequer experimentado até decidir aceitar o desafio.
Antes de mais, tudo isto é fruto do apoio que recebo da pessoa que me incentivou a abraçar o desafio e que atura diretamente os meus swings de humor e é obrigada a conviver com o que de melhor e pior tem esta atividade. Claro que também tenho de agradecer aos meus companheiros de viagem que me têm ajudado muito na evolução do jogo através das nossas magníficas sessões de treino conjuntas. A meu ver, os sucessos individuais acabam por ser mérito de todo o grupo porque estas vitórias são fruto da estratégia que estamos a aprofundar e implementar em conjunto ... o resto, que decide a maior ou menos rapidez com que alcançamos os objetovos, fica por conta da variância para a qual não há propriamente um antídoto e apenas temos de conviver com ela sabendo que no longo prazo os resultados da estratégia darão frutos ...
Esta mudança de nível é muito importante porque a partir de agora nada será como dantes. O que quero com isto dizer é que mesmo que agora tenha uma bad run em qualquer nível, especialmente nos 15$ para onde vou agora, poderei voltar para o nível anterior com outra tranquilidade/confiança porque se bati um nível uma vez poderei batê-lo quantas vezes forem precisas para subir para os jogos de 15$, 30$, 60$ ... até aos 300$ :) ... aquilo que lia nos blogues dos outros, e me dava alento para tentar, acabava por causar em mim duvidas se alguma vez seria capaz de o fazer também ...
Uma outra coisa que me deixa bastante satisfeito é que esta mudança de nível não foi nada fácil e muito menos resultou de uma boa run. As boas sessões, que não raras vezes corriam francamente mal pese embora o ROI final fosse positivo, foram acompanhadas muito de perto por sessões em que o ROI negativo fazia alguma mossa na banca. A proporção entre sessões em que fiquei UP e DOWN foi na ordem das 57% positivas e 43% negativas, ou seja, o limite foi batido mesmo com a variância negativa bem presente!!!
Grinders dos 15$ vejam lá se tratam bem aqui do caloiro e stars vê lá se baralhas essas cartas como deve ser ...
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























