terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

15$ - 1ª (mini) Sessão

Hoje fiz a minha primeira sessão nos jogos de 15$. Tal como esperava não senti grandes diferenças relativamente ao nível dos jogadores e a quantidade de maus jogadores parece ser semelhante à que encontrava, em média, nas mesas dos 7$ ... assim sendo parece-me que será possível bater este nível sem ter de fazer grandes modificações ao jogo relativamente à estratégia adoptada para bater os 7$.

Embora "apenas" tenha mudado o nível de buy-in confesso que entrei algo apreensivo e ansioso na sessão, se calhar ainda mais do que na 1ª sessão que fiz no âmbito do projeto. Tenho perfeita noção que não joguei tão solto como o tenho feito habitualmente e nas mesas que estava com possibilidade de pressionar, especialmente na fase de pre-bolha e bolha, coloquei um pequeno travão na agressividade para garantir antes de tudo os ITM´s. Embora esta atitude seja menos $EV sei que, pessoalmente, o tenho de fazer porque necessito de gerir com bastante cuidado a minha componente psicológica do jogo.

Stats:


Comentário: A sessão terminou negativa cerca de 5,5 buy-ins embora este valor correspondesse às piores sessões, naquelas em que tudo corre mal, dos 7$ e por isso prefiro pensar em termos de BI ou fico algo preso aos números. Tendo em conta que, por norma, quando faço as minhas sessões mais longas, nos primeiros 10 ou 15 jogos faço um número mais baixo de ITM´s e apenas começo a bombar a partir do meio da sessão (não por começar a jogar melhor ou pior mas porque o volume permite equilibrar melhor a distribuição das bads, coolers, etc) o resultado da sessão foi dentro do que tem sido normal porque apenas joguei 14 sits. A isto ainda acrescento o facto de ter jogado um pouco mais tight o que deve ter resultado nos dois quartos lugares porque não entrei tão "gordo" ITM e perdi parte da minha fold equitity, tão importante para esta fase!

Mãos da sessão


Poder das Stats




Comentário: Nesta mão, tendo em conta as stats bem loose do vilão na BB que com 25 mãos era um 50/23, já sabia que a partir do momento em que ía fazer pressão sobre ele teria de ser capaz de responder à sua agressividade, devido às suas stats e à força da mão de que dispunha. Tal como previ, ele fez call ao meu raise e o flop foi muito bom para a minha mão. Fiz a C-bet, por valor mesmo porque acreditei que tinha os melhores kicker´s possíveis contra o range de mãos do vilão e os dois Ases no Flop diminuíam a possibilidade dele ter um na mão, para além de que acredito que se tivesse me raisava ainda pré-flop. Para confirmar a minha teoria ele não fez call à minha c-bet, como deveria para esconder se tivesse acertado trips no flop, e então porque haveria de me raisar e expulsar da mão??? ... Assumi logo um bluff desesperado e por isso dei call ao push confiante na minha leitura de todos os dados. Claro que podia ser o caso dele ter um pocket pair, uma vez mais pouco provável porque acredito que teria tribetado pré-flop, a não ser que fosse QQ ou KK mas para os quais eu tinha 2 blockers, e exceto contra 33, com a qual uma vez mais não precisava de me expulsar da mão, eu ainda tinha uma equidade monstruosa caso acertasse um K ou Q ou se a board dobrasse transformando o meu K em kicker.

Bolha


Comentário: Penso que a minha decisão aqui é fácil, ainda mais pressionado pelo jogador (reg) que mais tem a ganhar com a situação caso eu foldasse ou desse call e perdesse, como foi o caso. Por azar ele estava com uma parte do range que dominava a minha mas tenho a certeza absoluta que o faria com uma enormidade de mãos contra as quais eu partiria na frente ... foi uma espécie de cooler tendo em conta toda a situação. Aqui só não faria call a um push do CO ou HJ.

Obrigado pelas boas vindas :)


Comentário: No meu anterior post eu tinha "pedido" aos jogadores deste nível para tratarem bem aqui do caloiro e à stars para baralhar as cartas como deve ser ... mas não era preciso tanto ... nesta que foi a 1ª mão em que meti todas as fichas na mesa nos 15$ o vilão decidiu, qual presente de boas vindas, oferecer-me todas as suas fichas e a Stars presentear-me com um belo Full House ...

Bibliografia


Terminei ontem de ler este livro. Achei-o interessante, especialmente os atalhos matemáticos que ao autor apresenta para sabermos em cada situação se temos a equidade suficiente para dar call, fold ou raise.

A aplicação prática do conteúdo parece-me mais indicada para o jogo de cash, especialmente live, porque a multitablar online vai ser um pouco difícil, pelo menos numa primeira fase, conseguir ter rapidez de raciocínio para fazer as contas mesmo da forma simplificada explicada no livro.

Se um dia começar a jogar cash, ou melhor quando, vou certamente reler certos excertos do livro para aprimorar a matemática de cada uma das decisões que vier a tomar.





Como o estudo e evolução no jogo não pode parar, e as viagens de comboio continuam a durar cerca de uma hora, hoje mesmo começei a ler este livro que foi aconselhado pelo André Coimbra num post do seu novo Blog.

Optei por este livro porque me parece que estou numa fase da "carreira" em que vai ser para mim positivo e motivador acompanhar uma história de sucesso, como é o caso da do "SlowHabit".

Com cerca de 33 páginas lidas já percebi que o livro vai ao encontro do que eu realmente pretendo, ou seja, menos componente técnica e mais questões relacionadas com tudo o que envolve o poker fora da mesa, nomeadamente, equilibrio entre o jogo e a vida real, modo de encarar esta atividade, requisitos para uma possível profissionalização, etc, etc ...

Aproveito para deixar o trecho que mais gostei de ler:


The Professional

Quick, what do you think is the greatest compliment high-stakes and nosebleed players give to opponents whom they hold  in high regard?

It’s not "he´s fearless." Tons of players playing those stakes are fearless.

It’s not "he´s smart.” Tons of them are smart.

It’s not “his game is so balanced.” Tons of them balance their ranges ver well.

Rather, it’s “he’s such a professional” What exactly does that mean?

To say a player is a professional means the player views poker as a job in which he excels at variables over which he can exert control. For example, the player rarely, if ever, spews or randomly spazzes in a pot. He has logical reasons for his plays.

The plaver knows it’s time to quit when things aren’t going his way and he’s having a had day. He also knows to keep playing when everything is going well at his table. He keeps his emotions in control and the moment he recognizes there’s a hint of tilt, he stops playing. He also “game selects” well.

All of these characteristics that earn respect and praise from world-class players, you, too, can possess. When it comes to having these characteristics, there’s no variance. The comprise a skill set that is required if vou want to keep playing poker at a high level for years to come.
 
Comentário: Depois de ficar com 95 Buy-ins para os 15$ resta-me saber se contínuo neste nível ou se devo regressar aos 7$ para perfazer novamente os 100 BI e só depois voltar a tentar. Esta decisão vou deixar a cargo do meu coach se fosse por mim, em conformidade com a minha habitual hyper tight & stupid strategy com que sempre decidi o que jogar, ía já para os 3,5$, com mais de 300 buy-in´s, multitablar 20+ mesas para ver no que dava ...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Limite batido e 1º Move Up ... 15$ grinders here i go !!!

Ah pois é ... e não é que estudar e jogar (!!!) permite-nos mesmo bater os limites do jogo ...

Aqui ficam os dados mais importantes:

Gráfico e daily report:


Mãos: +/- 55 mil mãos jogadas;
Horas: +/- 100 horas de jogo;
Número de sessões: 30 sessões, 17 das quais positivas e 13 negativas (não foi nenhum mar de rosas)
Número de sits: 972 sits jogados (Acho que a Stars queria tornar o momento mais poético e deixar-me bater o limite mesmo nos 1k games ...)
Investimento: 6804$ (mais de 5000€ investidos a jogar em tão pouco tempo?!!? ... ai fdx!!!)
Rake: 534$ de rake pago (a stars recebeu o equivalente a 65% do meu profit sem fazer nada mais para além de me tentar dar cabo da paciência em cada sessão ... esta vida é mesmo injusta ...)

Comentário: Este projeto contínua superar todas as minhas expetativas. Para mim, que tinha o receio de não conseguir chegar sequer a meio do mês de janeiro sem quebrar a banca inicial, vejo-me agora a bater um nível (7$) em que nunca havia sequer jogado e de uma variante que nunca tinha sequer experimentado até decidir aceitar o desafio.

Antes de mais, tudo isto é fruto do apoio que recebo da pessoa que me incentivou a abraçar o desafio e que atura diretamente os meus swings de humor e é obrigada a conviver com o que de melhor e pior tem esta atividade. Claro que também tenho de agradecer aos meus companheiros de viagem que me têm ajudado muito na evolução do jogo através das nossas magníficas sessões de treino conjuntas. A meu ver, os sucessos individuais acabam por ser mérito de todo o grupo porque estas vitórias são fruto da estratégia que estamos a aprofundar e implementar em conjunto ... o resto, que decide a maior ou menos rapidez com que alcançamos os objetovos, fica por conta da variância para a qual não há propriamente um antídoto e apenas temos de conviver com ela sabendo que no longo prazo os resultados da estratégia darão frutos ...

Esta mudança de nível é muito importante porque a partir de agora nada será como dantes. O que quero com isto dizer é que mesmo que agora tenha uma bad run em qualquer nível, especialmente nos 15$ para onde vou agora, poderei voltar para o nível anterior com outra tranquilidade/confiança porque se bati um nível uma vez poderei batê-lo quantas vezes forem precisas para subir para os jogos de 15$, 30$, 60$ ... até aos 300$ :) ... aquilo que lia nos blogues dos outros, e me dava alento para tentar, acabava por causar em mim duvidas se alguma vez seria capaz de o fazer também ...

Uma outra coisa que me deixa bastante satisfeito é que esta mudança de nível não foi nada fácil e muito menos resultou de uma boa run. As boas sessões, que não raras vezes corriam francamente mal pese embora o ROI final fosse positivo, foram acompanhadas muito de perto por sessões em que o ROI negativo fazia alguma mossa na banca. A proporção entre sessões em que fiquei UP e DOWN foi na ordem das 57% positivas e 43% negativas, ou seja, o limite foi batido mesmo com a variância negativa bem presente!!!

Grinders dos 15$ vejam lá se tratam bem aqui do caloiro e stars vê lá se baralhas essas cartas como deve ser ...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sessão Sinistra - 10-02-2012


Decidi fazer o report desta sessão não porque as bads tenham sido muito piores que nos outros dias mas porque se não tivessem existido eu teria feito no final da mesma o meu 1º move-up para os sits de 15$ ... de qualquer maneira foi uma sessão que correu muito mal ... com coolers e bad beats à farta quer quando estava já ITM, quer em momentos chave como são as bolhas e pré-bolhas, mostro mais abaixo todas as mãos com que perdi em 5º e 6º lugar ... e com isto tudo não sei como mas consegui acabar a sessão cerca de 12 buy-ins up ... o melhor estava reservado para quando tinha as ultimas 7 mesas abertas e a Stars decidiu pregar-me a maior partida de toda a sessão ... ou melhor desde que lá jogo ...

Stats sessão:

 

Coolers e bad beats das bolhas e pré-bolhas:

... falta referir que o jogador no botão está morto e sit out ...
Com o limp UTG da 2ª maior stack da mesa e com o meu shove, na bolha com um jogador morto, ele achou que o A4s estava na frente do meu range? ... ah ok ele nem deve saber o que é range ... gg stars

-----------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------
 -----------------------------------------------------------------------------------------------
... estas duas mãos são do mesmo torneio e ocorreram no espaço 3 jogadas ...
 -----------------------------------------------------------------------------------------------


Comentário: Fica a satisfação de verificar no Wizzard que qualquer dos meus push´s ou call´s estava de acordo com o ICM ... mas custa tanto ver a equidade das nossas melhores mãos ser esmagada pelo baralho ou receber monstros (tendo em conta as situações) e ver o adversário com outro maior nas mãos ... bela trap não é stars!!!


No entanto o mais bizarro da sessão ainda estava para acontecer ...



A PokerStars achou que eu estava a jogar bem demais e para além de me f****, nas bolhas e pré-bolhas, decidiu verificar se eu era capaz de ganhar sem ver as cartas ... nesse momento eu lembrei-me da miúda, acho k foi a Annette Obrestad, que fez um vídeo em que ganhou um 180 man sem ver as cartas, e fiz mini-raise pré-flop recebendo call de um vilão 60/0, com estas stats decidi jogar a mão até ao final para ver como terminava ... 

Até agora não percebi o que aconteceu porque tudo estava errado com aquela mesa desde a indicação do table Ninja do meu número de BB´s, que não aparecia, até aos valores de aposta em que o vilão faz bet de 400 fichas no river e a Stars dá-me a opção de fazer call a 20 fichas ... !!!

Ah ... esqueci-me de dizer que ganhei a mão com KK vs QQ ... obrigado stars por quase me fazeres foldar um monstro contra um calling station!!!

Não mudei de nível nesta sessão mas não deve tardar que o faça ... não queres ganhar mais rake stars? ... até parece!!! :)

Para relaxar ouvi 2 ou 3 vezes esta música e passou o tilt !!!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

É como diz o outro ...


Protagonizada por Miguel Guilherme e Bruno Nogueira, esta comédia é sobre o dia-a-dia de dois amigos que trabalham juntos, trocando confidências sobre tudo e sobre nada.


Comentário: Não consegui estar mais de 2 ou 3 minutos, seguidos, sem ter de rir e literalmente chorei em determinados momentos da peça.

A história do careca a levar com o "mangalho" na tola foi o momento alto para mim ... embora não tenha sido o mais engraçado ... mas tive de tirar os lenços para limpar as lágrimas :)

Bruno Nogueira tem uma imagem de aranhiço que faz rir por si só ... e representou muito bem ... Miguel Guilherme é o meu ator favorito e esteve BRUTAL!!!

Excelente investimento!!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

4 dígitos ...

Mais uma data para recordar ... hoje, pela 1ª vez, a minha* banca atingiu os 4 dígitos!



Siga para os 5 digitos ...

* Embora apenas 50% me pertença, com base no acordo de coaching, o que interessa foi o facto de lá chegar :)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

... e lá sobrevivi ao 1º mês ... (08% done)

Está concluído o 1º mês do projeto e ... contra todas as minhas expetativas (baseadas em nada, claro está!!!) consegui sobreviver e com retorno positivo :)

Aqui ficam os dados mais interessantes de janeiro:

Stats: Janeiro


Comentário: Consegui terminar com saldo positivo o que me faz ficar muito curioso com os meses que por aí vêm. Eu tinha um pouco a impressão que ou rebentava a banca no 1º mês, se é que chegava ao fim do mesmo, ou a aventura só iria terminar no final do ano mesmo ... claro que posso apanhar um downswing a qualquer momento que acabe com a minha participação no projeto mas o que me queria referir era mesmo à questão psicológica.

Para a minha história ficam os seguintes registos (recordes) deste 1º mês:

> (700) - fiz mais jogos este mês que no ano passado completo;
> (4900$, cerca de 3723€) investi mais dinheiro este mês a jogar que em toda a minha carreira junta ... e não vou sequer comparar este valor com o que recebo mensalmente no meu 9-5 job ...;
> (+273$) - foi o maior valor que ganhei numa sessão. Por curiosidade estive para concluir esta mesma sessão logo que abri as primeiras 7 mesas, porque adormeci duas vezes e fui acordado pela campaínha da stars por ser a minha vez de jogar, mas como o table ninja continuou a abrir mesas segui com a mesma até ao final, com os resultados que se vê ... ;
> (-108$) - foi o maior valor que perdi numa sessão, swings superiores a 100$ são um luxo para mim e inimagináveis de suportar até ao final do ano passado :)
> (+474$) - foi o maior profit que tive até hoje num mês a jogar poker ... e com um volume de jogo e nível de Buy-in bem modestos de janeiro ... isto promete até ao fim do ano :)

O objetivo será, mensalmente, aumentar cada um destes valores ... com exceção do penúltimo claro lol

Mãos do mês:

17-01-2012 - Fold mais maluco do mês!



Comentário: Nesta jogada eu estava como chip leader e decidi raisar QTs de MP1 e levo uma tribet de um jogador que estava em tilt comigo e tinha acabado de perder contra mim num bluff ridículo … uma vez que este havia deixado para trás apenas 3,5bbs e havia a hipótese de ainda assim estar na frente do seu “range de vingança” decidi encostar todas e confiar na equidade da minha mão, senão que o impensável acontece e ele folda …

19-01-2012 – Jokerstars love spades!




Comentário: Para aqueles que gostam da teoria que ganha sempre quem tem mais fichas aqui fica mais uma prova do crime lol

22-01-2012 – Dois KK seguidos …




Comentário: A piada desta sequência de jogadas é que nas duas recebo KK … e nas duas vem pelo menos um Ás para o Flop e os 2 jogadores comigo são também os mesmos … se na 1ª fiquei parvo com o meu desacerto numa leitura que me parecia óbvia … tudo indicava que o jogador antes de mim tivesse um A forte na mão uma vez que raisa pré-flop e depois faz apenas call à minha tribet já com boas odds para ver se bate ... quando mini donka no Flop, parecia mesmo uma mini value bet, confirmei a minha teoria e coloquei-o de imediato em AQ ou até um pouco mais loose com AJ sendo que AK era menos provável por eu ter KK na mão. Afinal estavam os 2 muito atrás de mim e fui afastado da jogada por pensar muito à frente deles, ou melhor, apenas por pensar … já na 2ª jogada, embora com um deles estivesse morto, quis acreditar que voltaram a entrar na mão com um range que o meu KK esmagava e assim foi … bendita memória de curso prazo lolol
Curiosidade:

Isto é o que acontece quando os dois pupilos do grande lobão participam no mesmo torneio ... fica apenas o 3º e 4º lugar para disputa :)

Contra o Filipe tive o Heads Up mais longo do mês, com mais de 40 mãos, no qual tive que me desviar um pouco do meu padrão normal de jogo uma vez que sei que ele conheçe muito bem o meu jogo ... não é que haja muito para inventar nos HU´s mas mesmo assim optei por dar uns limps em trap e acabei por ter mais sorte que ele no final!

Deixo as minhas mãos para quem tiver curiosidade e paciência ... lol




Conclusão e objetivos para fevereiro:

As diferenças entre este mês de janeiro e qualquer um dos outros em que joguei poker é tão grande que não há forma de fazer uma comparação entre o passado e o presente ... e por isso não posso tirar grandes conclusões da forma como o mesmo decorreu. Em fevereiro já poderei fazer a comparação com janeiro e por aí fora ...

Se bem que em muitas situações, e foram muitasssss mesmooooo, consegui controlar o tilt e ter um comportamento indiferente perante os resultados de cada mão, como será desejável e exigível para uma longa carreira neste jogo, muitas também foram as vezes em que perdi o controle e deixei-me entrar na espiral do tilt com poucas implicações em termos de jogo, menos mal, mas com implicações na minha parte emocional e, consequentemente, na dos que me rodeiam. Por incrivel que pareça alguns dos meus maiores acessos de tilt foram mesmo durante sessões que terminaram com profit superior a 100$ ... o que me fez pensar que talvez não fossem derivados apenas dos resultados das mãos mas também do cansaço extremo em que já me encontrava no momento de começar a jogar! Assim sendo, este será um dos pontos a corrigir para o mês de fevereiro e para isso já sei que posso contar com a compreensão do grande treinador que me acompanha nesta aventura :)

Para fevereiro o principal objetivo é conseguir fazer mais jogos do que fiz em janeiro e, se tudo continuar a correr como tem corrido até agora, fazer o move up para os 15$ ...  sendo que este não é um objetivo mas antes de mais um desejo porque para tal estou dependente do baralho ...

A luta contínua ...

domingo, 15 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 15-01-2012

Passados os primeiros 15 dias do projeto aqui fica o ponto de situação:


Stats - 15 dias:



Comentário: Como se pode verificar no gráfico e resultados diários, destes primeiros 15 dias, fiz 9 sessões de grind e um total de 273 jogos. Embora esteja 120$ up os resultados têm sofrido altos e baixos tal como seria mais ou menos de esperar, nesta primeira fase de adaptação à nova estrutura (18 man) e estratégia.

De realce, para já, posso dizer que no dia 10 tive o meu dia mais negativo com 108$ down mas tive também a melhor reação possível ao sucedido não me sentindo minimamente afetado pelos resultados da sessão, nem durante nem depois.

Já no dia 14 de janeiro, embora tenha acabado apenas 48$ down, fiz duas sessões e se na primeira ganhei perto de 90$, na segunda perdi cerca de 140$ e o pior é que tiltei quer numa, quer noutra ... o que me fez pensar que nesse dia não era apenas o jogo que me estava a desviar do comportamento desejável. No entanto, e por isso no Domingo não consegui fazer tantos jogos como pretendia, achei por bem estudar no Wizzard/HM todos os jogos desta sessão negativa, até para ver se o tilt tinha afetado em muito o meu A-game, e pareceu-me que foi apenas uma má sequência de cartas e spots que não me permitiram outros resultados. O jogo em si não sofreu grandes oscilações, embora tenha verificado que fiquei um pouco mais tight aqui e ali com um fold mais duvidoso mas, pelo menos, não me deu para ficar loose o que poderia ter consequências bem mais desastrosas!

Pelo sim, pelo não, e porque o tilt é algo que quero erradicar de vez do meu jogo, vou imprimir e colocar à vista enquanto jogo as diretrizes abaixo, apresentadas no Poker Mindset, as quais definem qual deve ser a mentalidade do jogador de Poker:

  • Understand and Accept the Realities of Poker
  • Play for the Long Term
  • Emphasize Correct Decisions over Making Money
  • Desensitize Yourself to Money
  • Leave Your Ego at the Door
  • Remove All Emotion from Decision

Sempre que sentir que estou a entrar na "tilt-zone" sei que bastará olhar para elas e voltarei ao foco do que realmente importa ...



SideKick:


Comentário: Esta nova ferramenta da Pokerstrategy, embora para já não pareça servir de muito à evolução do jogo, é sempre curioso ver quantas vezes fazemos aquelas combinações mais raras e que nem nos conseguimos aperceber durante o grind. Eu, por exemplo, se não fosse este mapa, nem nunca saberia que na sessão do dia 12 de janeiro fiz um Royal Flush de ouros :)

Para além disso recebemos strategypoints quando ganhamos determinadas medalhas ... os quais nunca são demais!



SilverStar:


Comentário: Sei que parece algo com pouco interesse para reportar mas como é a 1ª vez que mudo de estatuto na PokerStars decidi registar o momento que, para mim, serve de motivação extra para continuar a lutar pelo projeto e a sonhar com estatutos mais altos ... digo sonhar porque não fazem parte dos objetivos sendo apenas consequências do trabalho realizado.



Estatuto Ouro na Strategy:


Comentário: Em novembro joguei durante todo o mês sit´s das mais diversas estruturas dentro dos STT´s, entre os valores 1,5$ e 3,5$, para conseguir arduamente alcançar este estatuto. No nível de jogo e valores em que me encontro atualmente, foi conquistado em 9 dias e com apenas metade dos jogos que já deveria levar feitos, ou seja, em condições normais subia para ouro em 4 ou 5 dias ...

Isto realmente faz-me pensar que o que em novembro exigiu de mim grande esforço e organização para conquistar, este mês foi alcançado naturalmente e o objetivo está agora colocado numa fasquia acima ... tudo é realmente bem relativo no espaço e no tempo!

Gostaria também de realçar, de acordo com o que referi acima sobre o SideKick, que dos 190 strategy points que ganhei através dos bonus da PokerStrategy 110 foram recebidos através do SideKick. Fica a dica para quem ainda não usa este software ...



Conclusão: Embora ainda tudo esteja bem no início, nestes primeiros dias de janeiro sinto que a minha atitude em relação ao jogo evoluiu mais que em todos os meses que ficaram para trás. Se bem que todo o estudo que realizei em 2011 não possa ser colocado de lado em relação ao atual momento, o ritmo e a "obrigação" de colocar volume no jogo faz-me ver que este projeto era exatamente o que precisava para dar o passo seguinte e só a banca quebrada nos pode parar ... ou não ... lol

Deixo ainda uma palavra de agradecimento ao nosso mentor, o grande Lobão, que nos tem injetado valentes doses de motivação e skill para seguirmos em direção ao objetivo NO MATTER WHAT!!!