quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Become a Poker Player - 1ª sessão

Decidi denominar de "Become Poker Player***", a minha parte do projeto com o LOBO e o FEGEE, para o ano 2012, uma vez que em 2011 tornei-me numa especie de teórico do jogo mas que nada tem a ver com ser um Poker Player, propriamente dito, dada a escassez de jogos realizados.

Fiz hoje a 1ª sessão e decidi postar os seus resultados não por terem sido (bem) positivos mas porque no final do projeto, depois dos 12000 jogos projetados, esta sessão vai ser especial por ter sido aquela onde toda a aventura começou.

Assim sendo, apenas neste report inaugural, decidi postar o gráfico da sessão e comentar 5 mãos da sessão.

Stats:


Mãos:

1ª - Jogo (muito pouco) cooperativo:



Comentário: Como sabem, mas este parceiro aqui parecia não saber, nos sit&go´s quando um adversário cai os restantes jogadores da mesa, por si só, ganham dinheiro ao incrementar a sua equidade em relação aos prémios. Nesta jogada, na qual poderia perfeitamente ter isolado o short, preferi apenas pagar o shove para dar boas odds ao BB a dar call e jogarmos em cooperação para eliminar um jogador. Neste caso específico, com a segunda maior stack da mesa, interessava-me mesmo muito eliminar os dois short´s uma vez que o deep stack estava a fazer um bom trabalho de pressão nesta pré-bolha, que era no fundo a bolha dada a stack dos dois shorts, para entrarmos o mais rápido possível nos prémios e aliviar o ICM na luta pelos degraus de pagamento. O mais engraçado foi que o BB, mesmo sem side-pot, decidiu ser guloso e em vez de garantir a eliminação do short preferiu tentar tirar-me da mão com o resultado que está à vista. É claro que poderia ser ele com o nut flush na mão e por isso, caso tivesse menos fichas que ele, provavelmente até largaria o trio porque tinha o ITM bem encaminhado mas aqui optei por seguir o meu instinto que o colocava em TP com FD ... eram 2 pares e foi o mm resultado.


2ª - Dar corda para se enforcar:



Comentário: Esta mão decidi colocar porque é um bom exemplo de como extrair o máximo valor do nuts. No flop, poderia ter apostado para esconder o monstro, mas achei que sem ter a mínima necessidade de proteger a mão devia deixa-lo acertar alguma coisa, ou tentar o bluff no turn ou river ... e assim foi!


3ª Mão - Big Laydown:



Comentário: Penso que esta mão mostra muito da minha evolução no pensamento do jogo uma vez há pouco tempo atrás este torneio tinha ficado por aqui mesmo. Quando faço o raise UTG e sou "apenas" pago por dois jogadores algo tights, o BB com as odds que tinha nem conta para mim, fiquei logo atento para a possibilidade de algum deles estar a jogar para set minning. Quando acerto TPTK decido apostar meio pote por valor e/ou informação sobre a possibilidade de algum dos vilões ter acertado em cheio e recebo a 3bet, seguida da 4bet ... o pensamento imediato ... vamos lá ver quem tem o JJ na mão ...


4ª Mão - Temos peixe para o jantar?



Comentário: O único comentário que me apraz fazer é garantir que eu tinha uma imagem tight na mesa ...


5ª Mão - A sessão foi excelente mas mesmo assim ...



Comentário: Fica a prova que se bem que a sessão foi bem lucrativa não foi um mar de rosas ... pelo menos recebi a má notícia no Flop o que ainda nos dá duas streets de esperança ... (uma nota ... o open raise de 3,5x foi missclick ... como é lógico eu queria induzir ação e não espantar a caça)

Conclusão Final: Foi muito bom ter começado, este que será um longo ano, com uma sessão positiva e logo para mim que sou tão NIT na gestão de banca (adoro pensar em 200 ou 300 BI) e o mestre LOBO decidiu que devíamos começar com 50BI ... ainda tentei convencê-lo em deixar-me jogar nos sits de 3,5$ mas percebi que se era para continuar a cometer os mesmos erros de sempre não valia a pena ter coach :)

Um outro pensamento (objetivo) que resultou da sessão inaugural foi que se tanto lutei e estudei para conseguir controlar a decepção com as bad beats e downswings vou ter de começar a controlar também o nível de satisfação com os resultados positivos sob pena de deitar por terra todo o esforço que fiz nesse sentido. Se não posso ficar minimamente afetado com a variância negativa de curto prazo do jogo também não o posso permitir no sentido oposto sob pena de sofrer uma recaída ... os resultados foram os que foram e o que interessa é que para cada spot, e com a informação que dispunha, executei os movimentos mais corretos possíveis!

*** Brevemente disponível :)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Plano de Acção

Aceite que foi o desafio está na hora de organizar o grind o qual, para mim, tendo em conta o meu "volume" normal de jogo, vai ser como chegar a Marte ...

A ideia será jogar uma média de 3 horas de segunda a sexta-feira, entre as 21h e as 24h, mais 10 horas distribuídas pelo fim-de-semana.

Desta forma, terei uma carga horária de trabalho mensal na ordem das 100 horas o que, a multitablar entre 6 e 8 mesas até me habituar à estrutura, dará os 1000 jogos acordados.

Se não tiver mais nenhum precalço, começo amanhã o grind (dia 5 de janeiro) e vou ter de correr um pouco mais para recuperar os dias "perdidos"!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Balanço 2011 / Objetivos 2012

BALANÇO 2011

2011 foi o ano que mais tempo dediquei ao poker quer através do seu jogo mas, essencialmente, através do estudo da sua vertente técnica e psicológica.

Janeiro: Começei o ano a jogar STT´s mas rapidamente entrei em tilt por não me sentir 100% seguro de todas as decisões que estava a tomar e porque perdia jogo atrás de jogo.

Fevereiro/Março até Agosto: Uma vez que ainda não me sentia preparado para jogar decidi que iria utilizar os meses seguintes para estudar todas as variantes de Sit&Go. Vi todos os vídeos, li todos os artigos e livros que arranjei e assisti à maior parte dos treinos bronze e prata, disponibilizados pela Pokerstrategy, de língua Portuguesa (LOBO, ALIV3 e TUFA), Inglesa (UNAM) e espanhola (DANPORT).

A metodologia que adoptei, no que diz respeito aos vídeos, artigos e livros, foi organizar o estudo de acordo com o tamanho do field. Começei pelos STT, passando para os 18man, 45man, 90man até aos 180man, e terminei a estudar os MTT´s para, desta forma, melhor compreender a abertura dos ranges desde o tipo de jogo mais tight (STT-regular) até aos jogos mais loose (180man e MTT´s - turbo).

Setembro: A partir do dia 11 de Setembro decidi colocar à prova o meu estudo e começei a jogar os 180 man – turbos – de 2,5$ e consegui, ao fim de 162 jogos um ROI bem decente acima dos 65%.

Novembro: No penúltimo mês do ano, com o intuíto de arranjar novo material de estudo, decidi que iria terminar o ano na PokerStrategy com o estatuto de ouro e joguei o suficiente, especialmente jogos de Single Table uma vez que à noite estou sempre muito cansado e se fosse a jogar 180 man de 2,5$ eram cerca de 12 por dia ... consegui cumprir o objectivo ficando com acesso a todo o conteúdo de ouro.

Em linhas muito gerais foi assim que passei o ano, o qual considero ter sido muito lucrativo e bem estruturado em termos de conhecimentos adquiridos mas muito mal gerido em termos de jogo jogado, nomeadamente:

- Logo em janeiro cometi o 1º erro ao desistir ao fim de 30 jogos, de grindar os STT´s, só porque tive uma primeira sessão negativa e que, inclusive, verifiquei no Wizzard ter sido apenas devido à variância. A opção de estudar melhor o jogo e estudar a vertente psicologica para dominar o tilt foi bem tomada mas devia ter sido acompanhada com o jogo regular dos STT´s, para conseguir perceber em que nível estava afinal.

- O 2º erro que cometi foi quando parei de jogar os 180 man no preciso momento em que começava a dominar a estrutura do torneio e com um retorno bem satisfatório para a banca. Uma vez mais devia ter-me concentrado em fazer volume, pelo menos uns 1000, para descobrir o meu nível de jogo para esta variante. Olhando bem para este erro verifico que desisti de jogar os STT´s porque começei a perder e parei de jogar os 180 man porque ... (?) ... estava a correr bem?!?!?!

- O 3º erro foi a constante troca de variantes (DON´s, STT regulares, STT turbo, Fifty-Fifty) que fiz no mês de novembro, quando decidi chegar a ouro na pokerstrategy ... ao menos tinha aproveitado este grind para fazer algum volume numa variante específica!

Foi tendo em conta tudo o que atrás descrevi, nomeadamente, considerar que tenho um nível de entendimento do jogo bom mas que não consigo, por bloqueio psicológico mesmo, optar por uma variante e colocar um volume decente, decidi que os objectivos para 2012 teriam de passar por resolver este problema ... nem que fosse à força ...  e assim foi!


OBJETIVOS 2012

No dia 26 de Dezembro, quando pensava e pensava sobre o que fazer para mudar o rumo da minha "carreira" neste jogo, vi o seguinte post do treinador de Sit&Go da PokerStrategy Marcello, mais conhecido como LOBO:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ola pessoal,
Estou abrindo um staking para grindar os 18man turbo da Poker Stars.
O acordo será de longo prazo, darei coaching para preparar os stakees para o grind, de acordo com as necessidades.
O objetivo é começar nos $7 e bater os limites, BRM a combinar.

Termos e condições:
- Prazo do acordo - 12 meses
- O stakee jogará nesse período APENAS essa variante
- volume mínimo mensal - 1000 games
- divisão de lucros - 50/50 com Make up
- vip bonus, vip stellar rewards e battle of the planets serão contabilizados na divisão dos lucros
- O stakee receberá 50 BI's do limite
- A divisão dos lucros será no 1º dia do mês seguinte

Candidatura:
Os interessados devem aceitar os termos e condições acima.
Imprescindível colocar os links para OPR e sharkscope na Poker Stars e FTP.
Se já recebeu staking, acrescente o link de feedback..
Serão selecionados 2 jogadores.
Os candidatos receberão treinamento e devem ter interesse pelo estudo profundo do Poker.
Quem estiver apenas interessado no capital, melhor não lançar a candidatura.

Coaching:
A princípio serão 2 treinos semanais, através de sessões conjuntas, análise de HH e aulas teóricas.
De acordo com a evolução dos stakees, o treinos ficarão mais espaçados. Até chegar ao ponto de apenas discutirmos mãos específicas, quando os conceitos estiverem totalmente consolidados.


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Li as condições da proposta e pensei para mim:

- Tenho mesmo que sair da minha gestão banca "mega nit", porque tenho edge para jogar mais solto;
- Já há muito que devia estar a jogar 1000 games por mês, no mínimo, e de uma variante só;
- Devo rentabilizar todo o estudo e meses de dedicação ao jogo;
- Está na hora de perder a porra do medo e começar a jogar POKER!

Mas para garantir que o fazia MESMO só assumindo um compromisso sério comigo e com outra pessoa, daí que me candidatei ao projeto ... e no dia 29 de Dezembro o treinador colocou o seguinte post:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Opa pessoal,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer muito a todos os que lançaram candidatura. O interesse demonstrado me deixa muito lisonjeado.
Analisei todos os candidatos e todos tem um bom perfil, porém como disse em meu blog, pretendo fazer um trabalho com muita qualidade, por isso só posso selecionar 2 membros.

Os escolhidos foram pedro76pt e fegee.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E pronto, não se pensa mais no assunto, ficam assim decididos os objetivos para 2012.

- Vou-me especializar e rebentar os limites dos 18 man turbo da Stars!

Vai ser um ano em grande e pretendo registar toda esta aventura no Blog.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Objectivos - Dezembro de 2011 - Situação Final

Uma vez chegado ao fim do mês vamos lá ver como ficaram os objectivos:

Objectivos para Dezembro:

V - Terminar o mês, pelo menos, no estatuto de prata na Pokerstrategy;
Resultado: Este não era difícil e foi concretizado com meia dúzia de dias jogados.

X Aproveitar as 2 semanas de férias em Dezembro e colocar o máximo de volume possível nos 180´s para tentar terminar o mês o mais próximo possível dos 1000 jogos realizados;
Resultado: Joguei alguns mas não o suficiente para poder fazer qualquer tipo de avaliação.

V - Terminar o livro "Kill Everyone", do Lee Nelson;
Resultado: Consegui terminar e cada vez gosto mais deste livro!

X - Começar o livro "The Poker Mindset", do Ian Taylor e Matthew Hilger;
Resultado: Como entretanto entraram as férias, e só leio na viagem matinal de comboio, a leitura deste livro vai ficar para 2012.

V - Ver todos os treinos de estatuto ouro, de língua inglesa e portuguesa nas variantes Sit&Go e MTT´s, da PokerStrategy;
Resultado: Assisti aos que pude e uma vez que os treinadores são os mesmos dos de prata a qualidade (boa) é semelhante e só muda os valores dos Buy In´s.

X - Ver o máximo de vídeos (possível) de estatuto ouro, de língua inglesa e portuguesa, nas variantes Sit&Go e MTT´s;
Resultado: Não vi mais que um par de vídeos porque precisava decidir o que iria fazer em 2012 e não queria estar a "perder" tempo a observar jogos diferentes dos que iria grindar.

V - Jogar os torneios especiais do 10º aniversário da PokerStars: World Record Tournment (04 de Dezembro) e Sunday Storm Special (11 de Dezembro), com respetivo report das principais mãos jogadas;
Resultado: Joguei o Storm, onde não aconteceu nada de especial tal como reportei, e estava inscrito no WRT mas não estava em casa não hora do torneio.

X - Continuar a libertar o 2º capital inicial da Strategy, de 42,85$, que tenho preso na Titan Poker e que não contabilizo para a banca actual;
Resultado: Joguei um pouco de cash mas como não aprecio esta variante foi muito pouco mesmo. Se a Titan tivesse oferta decente de Sits o capital já estaria decerto desbloqueda mas o número de jogadores é realmente muito baixo. 

X - Participar, sempre que possível, no torneio das 22h00 da Open Skill League da Pokerstars e avaliar o resultado final.
Resultado: Joguei 2 ou 3 e acho que quando, ou se, o fizer a sério sou capaz de conseguir um resultado interessante.

Situação Final: Foi um mês em que decidi focar mais no descanso e em planear com calma o que fazer em 2012 do que jogar e fazer volume.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

$2,2 NL Holdem [8k Gtd]

Recomeçei a jogar torneios e foi agradável, ao fim de 4 ou 5 jogos, conseguir chegar deep no $2,2 NL Holdem [8k Gtd].

O resultado só não foi melhor porque quando faltavam uns 200 jogadores e eu estava no top 100, com 50k na média de fichas e bem respeitado na minha mesa, abri 2,2x de MP com 88 e recebi um call do BU (um bom jogador), o flop vira x8K ... faço check para induzir qq coisa por parte do adversário e este encosta as restantes 15k que tinha deixado (claro k desconfiei) para trás ... só estaria batido para KK e era mesmo ... foi um forte rombo na minha stack, na minha fold equitity e para piorar tudo mudaram-me de mesa ... acabei (na BB) num flip contra all-in da SB, que tb estava short, com 77 contra o meu K10o ... GG.


Fiquei muito satisfeito com o meu nível de jogo, com a resistência (mm adoentado) que senti ao fim de quase 4 horas e meia de jogo e com o resultado final do torneio ... vou continuar, juntamente com os 180 man, a jogar todos os Gtd´s de 2$ ... há-de bater!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Sunday Storm - 11-12-2011

Está concluído o meu Sunday Storm Especial.

Mais valia ter perdido a hora de início de jogo que sempre poupava 11$ e o meu precioso tempo ...

Deixo o print com a minha classificação final e tempo de jogo.


Fica também o replay das 05 mãos em que participei ... ZzzzzZZ  Zzz  zzzZ  ZZz  zzzz !!!


Análise:

1ª mão (KQo – MP2): Nesta que foi a 1ª mão do torneio decidi abrir KQo, de posição intermédia, pois é uma mão bastante forte e há que começar por algum lado. Recebo dois calls e o Flop trás um "A" que me coloca imediatamente em Check/Fold até ao River. Neste, com três "4" na mesa e o "A" pensei logo que se calhar até tinha valor com o "K" na mão como de resto aconteceu.
2ª mão (AKo – UTG+1): Nesta mão encontro-me na SB e com as Pot Odds que me são oferecidas, cerca de 11-1, qualquer mão é boa para completar a Small Blind e tentar acertar num bom Flop. Acerto 2 pares, que seria o mínimo para me manter na mão com Q4o e aposto 1/3 do pote para afastar os jogadores que não acertaram nada e manter apenas um ou levar logo ali o pote. Recebo dois call´s e um raise do tamanho do pote. Neste cenário o primeiro impulso que tive foi o de desistir logo da mão, pensei logo que talvez estivesse contra um set, mas não conhecendo o adversário e com uma mão que batia TPTK, com a qual ele poderia ter feito aquela aposta para a proteger dos draws da mesa decidi continuar e avaliar o turn. No turn bate uma blank, tendo em conta o Flop, e o vilão aposta meio pote o que cada vez mais me convence que ele deve ter AQ ou KQ e contínua a defender a mão. No River nada muda, não estava preocupados com Flush, e decido voltar a fazer check mas agora decidido a largar caso ele apostasse forte porque aí colocava-o mesmo em set. O vilão fas Check behind, assustado com a possibilidade de eu ter flush tendo a conta a forma passiva como joguei a mão e mostra 2 pares superiores aos meus.
Sinceramente não desgostei da forma como joguei a mão, embora também pudesse ter largado porque a jogar fora de posição ficou tudo muito complicado, mas decidindo avançar mantive o pote controlado e não perdi toda a stack com uma mão relativamente forte onde, noutros tempos, ía tudo para o meio sem pensar 2 vezes.
3ª mão (QQ - MP1): Com 20 BB´s abro 3x com a minha premium e, para meu espanto, recebo 3 calls que rebentam logo com parte da equidade da mão. O Flop não podia ter sido mais horrível, com uma over e monotone não tendo sequer na mão a dama de espadas para poder pensar no second nut flush draw. A donk bet e o call ajudaram a decidir o que já estava decidido ... easy fold.
4ª mão (T5o - BB): Mão sem história. Freeplay na BB com uma mão fraca e na board nada de especial. Só mantive esta mão porque foram tão poucas as que participei que decidi manter todas.
5ª mão (A9s - SB): Com cerca de 12bbs, decidi imediatamente que se fosse feito um raise do CO ou BU, que estavam bem deep´s, fazia o resteal com base no valor da minha mão e ainda com alguma Fold Equitity caso estivesse a roubar light. Quando recebo o call do BB, que não isolou o que mostrava ainda mais força (ou estupidez como se verificou), e shove do raiser original vi logo que estava fora do torneio. GG!
Tão cedo não volto a jogar esta porcaria de torneio ... ou guerra campal ... como o Henrique Pinho bem lhe chamou!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Objectivos - Dezembro de 2011

Cumpridos os objectivos para o mês de Novembro há que definir os mesmos para o mês de Dezembro.

Uma coisa que senti, ao ter de jogar todos os dias para garantir os pontos necessários para alcançar o estatuto de ouro na Pokerstrategy, foi que não consegui conciliar muito bem esta obrigação com as minhas responsabilidades e consequente cansaço nesta fase inicial da vida da Inês. Deste modo, e com isto em mente, os objectivos para o mês de Dezembro serão definidos de forma a poder, caso seja necessário, passar um ou dois dias seguidos sem jogar e sem colocar os mesmos em causa.

Ponto de situação:

Banca: 433,86$
Sit´s: $2.50 NL Hold'em [180 Players, Turbo] - 1º lugar 123$
Mtt´s: $2.20 NL Hold'em [Turbo, $12K Gtd] - 1º lugar +/- 2.500$
Home games: Circos da FutPoker, Treinos do H.Pinho e HU contra o hpereira78
Shot´s:  $11 Sunday Storm [$200K Guaranteed] - 1º lugar +/- 20.000$ 
Move Up: Não está para já previsto qualquer move up.

Objectivos para Dezembro:

X - Terminar o mês, pelo menos, no estatuto de prata na Pokerstrategy;
X - Retomar os sits de 180man-turbo-2,5$ e avaliar, no final do mês, a prestação nestes jogos;
X - Aproveitar as 2 semanas de férias em Dezembro e colocar o máximo de volume possível nos 180´s para tentar terminar o mês o mais próximo possível dos 1000 jogos realizados;
X - Terminar o livro "Kill Everyone", do Lee Nelson;
X - Começar o livro "The Poker Mindset", do Ian Taylor e Matthew Hilger;
X - Ver todos os treinos de estatuto ouro, de língua inglesa e portuguesa nas variantes Sit&Go e MTT´s, da PokerStrategy;
X - Ver o máximo de vídeos (possível) de estatuto ouro, de língua inglesa e portuguesa, nas variantes Sit&Go e MTT´s;
X - Jogar os torneios especiais do 10º aniversário da PokerStars: World Record Tournment (04 de Dezembro) e Sunday Storm Special (11 de Dezembro), com respetivo report das principais mãos jogadas;
X - Continuar a libertar o 2º capital inicial da Strategy, de 42,85$, que tenho preso na Titan Poker e que não contabilizo para a banca actual;
X - Participar, sempre que possível, no torneio das 22h00 da Open Skill League da Pokerstars e avaliar o resultado final.

Em meados de Dezembro faço o ponto de situação dos objectivos e algum ajuste que considere necessário.