No dia 08 de Outubro de 2011, 28 dias passados, alcançei a marca dos 100 jogos realizados.
Desde já, uma das primeiras conclusões que retiro é que tenho de aumentar o volume pois uma média de 3 jogos por dia é muito pouco ...
Quanto ao jogo, propriamente dito, acho que consegui suportar estes 100 jogos porque antes de começar a jogar absorvi muito bem que a variância deste formato é doentia. A quantidade de pancada que levamos por erros crassos dos adversários, compreensíveis neste nível de buy-in, quer pela variância normal das jogadas +EV para todos os jogadores envolvidos, é indescritível!
Tal como li algures é realmente necessário ter muito coração e espírito de sacrifício para resistir ao tilt, o qual, para meu ENORME orgulho, tenho conseguido dominar com alguma mestria sendo que, quanto a esta vertente do jogo, não vou ser modesto e começo a considerar que fiz um excelente trabalho de estudo! (Após cerca de 26 horas de jogo mesa contínua apenas com as cicatrizes dos STT´s)
No que diz respeito aos resultados obtidos deixo abaixo os prints do Holdem Manager e do Prolabs.
Geral
SIT´s
Avaliando os resultados pouco há a dizer ... as imagens falam por si ... tendo agora a difícil tarefa de mentalização que devo estar sensivelmente com o dobro do ROI que, na melhor das hipóteses, devo conseguir alcançar a jogar estes sits.
O meu estatuto no prolabs subiu para K***** que, neste caso, deve estar de acordo com o meu actual nível de jogo. Os ganhos acumulados saltaram dos 84$ para os 472$, num total de 388$.
O segundo Balanço será feito quando atingir a marca dos 250 jogos.
E ao 36º jogo lá consegui a minha 1ª vitória, bem antes do que esperava! Este resultado é muito importante porque quebra a ansiedade de o obter e a barreira psicologica do "será que sou capaz" ... agora que apareçam, rapidamente, os seguintes que também serão muito bem vindos!
Hoje foi data escolhida para o início do "grind". Fácil de decorar pelos piores motivos mas espero que me venha a recordar dela, a partir de hoje, pelos melhores resultados!
Ponto de situação:
Banca: 250$ Sit´s: $2.50 NL Hold'em [180 Players, Turbo] - 1º lugar 123$ Mtt´s: $2.20 NL Hold'em [Turbo, $12K Gtd] - 1º lugar +/- 2500$ Home games: Circos da FutPoker, Treinos do H.Pinho e HU contra o hpereira78 Shot´s: $4.50 NL Hold'em [180 Players] - 1º lugar 221,47$ Move Up: $8.00 NL Hold'em [180 Players, Turbo] quando alcançar uma banca mínima de 2500$
Para poder avaliar a minha progressão, aqui ficam os meus actuais stats, segundo os critérios do Pokerprolabs.
Geral
MTT´s
SIT´s
Os 83 Sit & Go´s que aparecem registados são, na sua maioria, os STT´s que joguei na "falsa partida" desta minha aventura.
Como é fácil verificar, se bem que o rombo não é grande, mas estou cerca de 14$ negativo e sem melhorias à vista ...
Se bem que 83 jogos é muito pouco para STT´s, acredito que ao fim de 83 jogos nos 180 man, mesmo sendo turbo´s, o resultado será bem diferente :)
No que diz respeito ao total de ganhos, acumulado, o valor encontra-se nos 84$ e a carta que representa o meu desempenho é o 10*****.
O primeiro Balanço será feito quando atingir a marca dos 100 jogos que, embora seja uma amostra pequena, poderá já dar uma pequena ideia, fiável em cerca de 25%, do ROI que consigo gerar nesta variante e neste limite.
Com o tempo que dispunha para jogar, 2 a 3 horas por dia à semana e um pouco mais ao fim de semana, o jogo que melhor se adaptava a este ritmo eram os sits de 180 man, na sua vertente turbo à semana e os MTT´s ao fim de semana.
O ICM que dominava para os STT´s de pouco ao nada interessava no early e midgame dos 180 man, mas o tempo de estudo não estava de todo perdido uma vez que esta é a estratégia a adoptar quando chegamos à Final Table de um qualquer torneio multitable, onde o ICM é também aplicado.
Peguei em todo o material de estudo que dispunha (vídeos, livros, artigos) e organizei por ordem de grandeza dos fields dos Sits de 09 > 18 > 27 > 45 > 90 e 180 man ... até chegar aos MTT´s puros.
Esta organização do estudo permitiu-me analisar, de acordo com a evolução do tamanho dos diversos field´s, a abertura dos ranges de mãos, as estruturas de pagamento, as posições na mesa e os diferentes pesos das stack´s, os níveis de blinds ... etc, ... isto tudo entre a estrutura mais simples e de abordagem mais tight (STT´s) à estrutura mais pesada e com abordagem mais loose (MTT´s 180 man e superior).
Aqui fica um mapa resumo de todo o estudo realizado (até 11-09-2011):
Decidi então que SSS, e todo o jogo de cash em geral, não eram a minha praia e decidi enveredar pelos Sit & Go´s.
Estudei a estratégia dos Single Table Tournments (STT´s), assisti a uma quantidade gigantesca de vídeos, li de fio a pavio (e reli) o Blog do André Coimbra, provavelmente o maior grinder português de STT´s (da altura), e assisti durante semanas a todos os treinos do LOBO_AA, na Pokerstrategy. Aprofundei o ICM e quais a suas implicações e aplicações no jogo com ajuda dos software´s de apoio ao jogo/estudo Holdem Manager (HM) e o Sit & Go Wizzard (Wiz). Fiz uns jogos de teste, para analisar a minha performance, sendo o resultado verificado muito bom. Depois dos devidos ajustes de ranges dos vilões, com ajuda do HM, o meu grau de acerto das decisões de push e fold, no Wiz, eram em média superiores a 95% … senti-me preparado e motivado para o grind …
"Era" de Pós-Estudo Técnico e Estratégico:
No dia 03 de Jeneiro de 2011 fiz a minha primeira sessão de grind, joguei 30 STT´s, durante 5 horas, com 6 mesas em simultâneo. O resultado foi um magnífico ROI de –50% no qual perdi 18$.
Como se pode ver na linha do "Luck Adjusted Winnings", se bem que a sessão estava condenada a ser negativa, ou não, esta linha comprova que a sorte não esteve de facto do meu lado e que perdi duas vezes e meia a mais, do que devia, caso a variância não se lembrasse de me visitar logo na 1ª session!
O resultado foi um "tiltanço" monumental e o que pagou com toda a frustação foi a mesa do escritório …
... menos mal, vendo agora se tivesse sido no Laptop era bem pior!
Decidi que em vez de partir a casa era melhor estudar pormenorizadamente os 30 jogos no Wiz e percebi que o grau de acerto, mesmo a jogar 6 mesas em simultâneo pela 1ª vez, sendo o meu normal apenas duas, se mantinha na acima dos 95%, ou seja, joguei bem mas na micro sample de 30 jogos apanhei um downswing … ok, nada de sobrenatural ocorreu … no entanto o que mais preocupou não foi o resultado líquido da sessão mas sim o tilt resultante da mesma … para mim estava provado que se tecnicamente estava preparado, a nível psicológico ainda estava muito longe do mínimo exigível … e sem essa preparação o mais certo seria dar-me um ataque cardíaco antes de atingir o tão desejado long run, onde os resultados se traduzem em $$$ e a variância é diluída.
"Era" de Estudo Psicológico:
Estava decidido, precisava de trabalhar a componente psicológica do jogo antes de me meter a jogar ou todo o estudo até então realizado não servia de nada ... o meu A-Game durava apenas até ao 1º cooler ou Bad Beat ... Tratei de procurar e absorver toda a informação possível e imaginária sobre a origem, consequências e métodos de controle do tilt, sendo que o estudo recaiu sobre o seguinte:
Ø Todos os artigos e vídeos da Pokerstrategy.com;
Ø Todos os Blogs e sites de Poker encontrados que analisassem esta temática;
Ø Livro "Treat your poker like a business", do Dusty Schmidt;
Ø Todos os vídeos da Deuces Cracked, especialmente a série de 8 episódios, do Tommy Angelo, "The Eightfold Path to Poker Enlightenm" - a qual considero soberba!
~ ~ ><(((º> ~ ~
Nesta fase de aprendizagem, algures no meio das centenas de blogs e artigos que visitei, apercebi-me que embora já dominasse a estratégia por detrás dos STT´s, esta variante apenas seria lucrativa caso "grindasse" uma quantidade massiva de jogos, o que estava fora de questão, uma vez que apenas dispunha em média de 2 ou 3 horas por dia para o jogo propriamente dito!
... uma nova viragem na "carreira", aquela que nunca chegava a começar, se avizinhava ...
... com a Xana a começar a desesperar ...
... porque nem me tinha presente pelo tempo que passava a estudar ...
... nem via quaisquer resultados* que a pudessem animar ...