segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1º em 180 no SNG $2,50: $123,19

E ao 36º jogo lá consegui a minha 1ª vitória, bem antes do que esperava!
Este resultado é muito importante porque quebra a ansiedade de o obter e a barreira psicologica do "será que sou capaz" ... agora que apareçam, rapidamente, os seguintes que também serão muito bem vindos!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

1º no treino da Intellipoker

Para além da vitória fui eu quem eliminou o Team Poker Pro, da PokerStars, Henrique Pinho e ganhei o bounty mais importante ... motivação :)

domingo, 11 de setembro de 2011

Gentleman ... Let´s shuffle up and deal ! ! !

Hoje foi data escolhida para o início do "grind". Fácil de decorar pelos piores motivos mas espero que me venha a recordar dela, a partir de hoje, pelos melhores resultados!

Ponto de situação:

Banca: 250$
Sit´s: $2.50 NL Hold'em [180 Players, Turbo] - 1º lugar 123$
Mtt´s: $2.20 NL Hold'em [Turbo, $12K Gtd] - 1º lugar +/- 2500$
Home games: Circos da FutPoker, Treinos do H.Pinho e HU contra o hpereira78
Shot´s:  $4.50 NL Hold'em [180 Players] - 1º lugar 221,47$
Move Up: $8.00 NL Hold'em [180 Players, Turbo] quando alcançar uma banca mínima de 2500$

Para poder avaliar a minha progressão, aqui ficam os meus actuais stats, segundo os critérios do Pokerprolabs.

Geral


MTT´s

SIT´s

Os 83 Sit & Go´s que aparecem registados são, na sua maioria, os STT´s que joguei na "falsa partida" desta minha aventura.

Como é fácil verificar, se bem que o rombo não é grande, mas estou cerca de 14$ negativo e sem melhorias à vista ...

Se bem que 83 jogos é muito pouco para STT´s, acredito que ao fim de 83 jogos nos 180 man, mesmo sendo turbo´s, o resultado será bem diferente :)

No que diz respeito ao total de ganhos, acumulado, o valor encontra-se nos 84$ e a carta que representa o meu desempenho é o 10*****.

O primeiro Balanço será feito quando atingir a marca dos 100 jogos que, embora seja uma amostra pequena, poderá já dar uma pequena ideia, fiável em cerca de 25%, do ROI que consigo gerar nesta variante e neste limite.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Doutoramento

Espaço destinado ao período em que decidir estudar a estratégia aplicada aos cash games!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Licenciatura

Com o tempo que dispunha para jogar, 2 a 3 horas por dia à semana e um pouco mais ao fim de semana, o jogo que melhor se adaptava a este ritmo eram os sits de 180 man, na sua vertente turbo à semana e os MTT´s ao fim de semana.

O ICM que dominava para os STT´s de pouco ao nada interessava no early e midgame dos 180 man, mas o tempo de estudo não estava de todo perdido uma vez que esta é a estratégia a adoptar quando chegamos à Final Table de um qualquer torneio multitable, onde o ICM é também aplicado.

Peguei em todo o material de estudo que dispunha (vídeos, livros, artigos) e organizei por ordem de grandeza dos fields dos Sits de 09 > 18 > 27 > 45 > 90 e 180 man ... até chegar aos MTT´s puros.

Esta organização do estudo permitiu-me analisar, de acordo com a evolução do tamanho dos diversos field´s, a abertura dos ranges de mãos, as estruturas de pagamento, as posições na mesa e os diferentes pesos das stack´s, os níveis de blinds ... etc, ... isto tudo entre a estrutura mais simples e de abordagem mais tight (STT´s) à estrutura mais pesada e com abordagem mais loose (MTT´s 180 man e superior).

Aqui fica um mapa resumo de todo o estudo realizado (até 11-09-2011):


Estou pronto amigos ><(((º>´s

... este Shark vai-se atirar para o tanque ...

Let´s Shuffle up and deal ! ! !

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Bacharelato


Decidi então que SSS, e todo o jogo de cash em geral, não eram a minha praia e decidi enveredar pelos Sit & Go´s.

Estudei a estratégia dos Single Table Tournments (STT´s), assisti a uma quantidade gigantesca de vídeos, li de fio a pavio (e reli) o Blog do André Coimbra, provavelmente o maior grinder português de STT´s (da altura), e assisti durante semanas a todos os treinos do LOBO_AA, na Pokerstrategy. Aprofundei o ICM e quais a suas implicações e aplicações no jogo com ajuda dos software´s de apoio ao jogo/estudo Holdem Manager (HM) e o Sit & Go Wizzard (Wiz). Fiz uns jogos de teste, para analisar a minha performance, sendo o resultado verificado muito bom. Depois dos devidos ajustes de ranges dos vilões, com ajuda do HM, o meu grau de acerto das decisões de push e fold, no Wiz, eram em média superiores a 95% … senti-me preparado e motivado para o grind …

"Era" de Pós-Estudo Técnico e Estratégico:

No dia 03 de Jeneiro de 2011 fiz a minha primeira sessão de grind, joguei 30 STT´s, durante 5 horas, com 6 mesas em simultâneo. O resultado foi um magnífico ROI de –50% no qual perdi 18$.



Como se pode ver na linha do "Luck Adjusted Winnings", se bem que a sessão estava condenada a ser negativa, ou não, esta linha comprova que a sorte não esteve de facto do meu lado e que perdi duas vezes e meia a mais, do que devia, caso a variância não se lembrasse de me visitar logo na 1ª session!

O resultado foi um "tiltanço" monumental e o que pagou com toda a frustação foi a mesa do escritório …



... menos mal, vendo agora se tivesse sido no Laptop era bem pior!

Decidi que em vez de partir a casa era melhor estudar pormenorizadamente os 30 jogos no Wiz e percebi que o grau de acerto, mesmo a jogar 6 mesas em simultâneo pela 1ª vez, sendo o meu normal apenas duas, se mantinha na acima dos 95%, ou seja, joguei bem mas na micro sample de 30 jogos apanhei um downswing … ok, nada de sobrenatural ocorreu … no entanto o que mais preocupou não foi o resultado líquido da sessão mas sim o tilt resultante da mesma … para mim estava provado que se tecnicamente estava preparado, a nível psicológico ainda estava muito longe do mínimo exigível … e sem essa preparação o mais certo seria dar-me um ataque cardíaco antes de atingir o tão desejado long run, onde os resultados se traduzem em $$$ e a variância é diluída.

"Era" de Estudo Psicológico:

Estava decidido, precisava de trabalhar a componente psicológica do jogo antes de me meter a jogar ou todo o estudo até então realizado não servia de nada ... o meu A-Game durava apenas até ao 1º cooler ou Bad Beat ...
Tratei de procurar e absorver toda a informação possível e imaginária sobre a origem, consequências e métodos de controle do tilt, sendo que o estudo recaiu sobre o seguinte:

Ø Todos os artigos e vídeos da Pokerstrategy.com;
Ø Todos os Blogs e sites de Poker encontrados que analisassem esta temática;
Ø Livro "Treat your poker like a business", do Dusty Schmidt;
Ø Todos os vídeos da Deuces Cracked, especialmente a série de 8 episódios, do Tommy Angelo, "The Eightfold Path to Poker Enlightenm" - a qual considero soberba!

~ ~ ><(((º> ~ ~

Nesta fase de aprendizagem, algures no meio das centenas de blogs e artigos que visitei, apercebi-me que embora já dominasse a estratégia por detrás dos STT´s, esta variante apenas seria lucrativa caso "grindasse" uma quantidade massiva de jogos, o que estava fora de questão, uma vez que apenas dispunha em média de 2 ou 3 horas por dia para o jogo propriamente dito!

... uma nova viragem na "carreira", aquela que nunca chegava a começar, se avizinhava ...

... com a Xana a começar a desesperar ... 
... porque nem me tinha presente pelo tempo que passava a estudar ...
... nem via quaisquer resultados* que a pudessem animar ...

*para além dos buracos na mesa :)

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Secundário


No início de 2010 o Hugo "hpereira78" Pereira, um colega de trabalho que conhecia a língua estranha que se falava no Poker, pensava eu de cada vez que tentava discutir o jogo com ele e não percebia 50% do que dizia, falou-me da Pokerstrategy na qual me inscrevi no dia 13 de Março de 2010. Pela 1ª vez tomei consciência da possibilidade e volume de material disponível para começar a estudar o jogo. Eu já tinha reparado que existiam jogadores com resultados muito consistentes e que a sorte não podia ser o factor preponderante … mas o pensamento ficava por aí mesmo.

Estudei todos os conteúdos de Short Stack Strategy (SSS), fiz o teste, passei e recebi o capital inicial no valor de 50$. Começei então a jogar SSS na Full Tilt, com 15 mesas em simultâneo por uma a duas horas, o que dava cerca de 1000 mãos por dia. O resultado após cerca de 20000 mãos, até hoje não percebi bem porquê, foi o que se pode observar no seguinte gráfico:















Depois disto pensei ... "GG" Short Stack Strategy ... vou dar uma olhada pelas restantes estratégias ...

A título de curiosidade deixo o esquema que construí sobre a estratégia e que tinha sempre à vista durante as minhas sessions de 15 mesas.


... mas não dei esta fase por tempo perdido, muito pelo contrário, uma vez que com esta estratégia compreendi conceitos fundamentais como posição na mesa e correspondentes ranges de mãos!