terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Secundário


No início de 2010 o Hugo "hpereira78" Pereira, um colega de trabalho que conhecia a língua estranha que se falava no Poker, pensava eu de cada vez que tentava discutir o jogo com ele e não percebia 50% do que dizia, falou-me da Pokerstrategy na qual me inscrevi no dia 13 de Março de 2010. Pela 1ª vez tomei consciência da possibilidade e volume de material disponível para começar a estudar o jogo. Eu já tinha reparado que existiam jogadores com resultados muito consistentes e que a sorte não podia ser o factor preponderante … mas o pensamento ficava por aí mesmo.

Estudei todos os conteúdos de Short Stack Strategy (SSS), fiz o teste, passei e recebi o capital inicial no valor de 50$. Começei então a jogar SSS na Full Tilt, com 15 mesas em simultâneo por uma a duas horas, o que dava cerca de 1000 mãos por dia. O resultado após cerca de 20000 mãos, até hoje não percebi bem porquê, foi o que se pode observar no seguinte gráfico:















Depois disto pensei ... "GG" Short Stack Strategy ... vou dar uma olhada pelas restantes estratégias ...

A título de curiosidade deixo o esquema que construí sobre a estratégia e que tinha sempre à vista durante as minhas sessions de 15 mesas.


... mas não dei esta fase por tempo perdido, muito pelo contrário, uma vez que com esta estratégia compreendi conceitos fundamentais como posição na mesa e correspondentes ranges de mãos!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Jardim escola


O meu nome é Pedro Vieira e “jogo” Poker desde 2006.

O meu contacto com o Poker foi através da Bwin, operador onde fazia essencialmente apostas desportivas, bem ruinosas por sinal, onde comecei por jogar apenas os 2 freerolls diários (NLHE), com 500$ adicionados ao prize pool.

Mesmo sem qualquer tipo de estudo ou estratégia, só conhecia as combinações de mãos, e mal (durante muito tempo confundi o valor do flush com o da sequência), jogava de forma Tight Passive o que me permitiu juntar alguma banca e até fazer 1 ou 2 cashout´s, mas sempre com valores modestos (+/- 100$).

Como resultados de destaque, para o nível de conhecimento de jogo que detinha, consegui ganhar 2 vezes o freeroll de 3000 jogadores da Bwin, premiados com 50$ cada, e fiz diversas incursões no ITM, deste mesmo torneio, que pagava ao top 30 dos 3000 inscritos (1% ITM era dureza).

A título de curiosidade fui verificar no histórico da Bwin para saber quando e qual foi o meu 1º jogo com buy-in e descobri no relatório de transacções que, pelos valores apresentados, foi numa mesa de cash e com ROI positivo:

Ø  15/8/2006 17:15 Poker Buy-In / Poker Buy-In     - 1.96
Ø  15/8/2006 17:42 Poker Winnings / Poker Winnings     + 4.39

Entretanto parei de jogar, em muito devido ao tilt e à variância, a qual na altura, qual homem primitivo com medo da trovoada, achava que os Deuses do Poker ou outras forças ocultas, eram responsáveis por todos os desaires que apanhava apela frente.

Se bem me lembro, sempre que tinha QQ+, as quais preferia receber em UTG, fazia sempre limp, sendo o meu maior desejo receber o máximo de calls possível (de toda a mesa seria o ideal) pois no meu entendimento da estratégia, cada limp correspondia a um jogador que ía "stackear" até ao River …

Depois acontecia, o que é fácil adivinhar, mas que para mim era muito, mas mesmo muito estranho, o facto de estar sempre a ser "roubado" pelas salas de Poker uma vez que com a melhor mão possível do jogo, apenas ganhava uma ou duas vezes em cada dez mãos ... por exemplo a equidade de 80% a favor do AA nunca se concretizava …

Com este nível avançadíssimo de conhecimento do jogo e estratégia não me admira que em cada jogada, sendo que eu praticamente só jogava os monstros após desesperantes rondas de espera, o resultado mais habitual era perder os meus Overpairs para dois pares, sequências, trios … etc … tudo o que eu deixava os adversários atingirem com a maior tranquilidade até ao River … onde invariavelmente disparava toda a minha stack, nem que o pot correspondesse apenas um décimo da mesma, para surpreender os adversários e finalmente revelar a força dos meus pocket monstros, escondidos em cada street com espectaculares check´s/call´s … enfim ... o tilt era o resultado recorrente de cada mão em que eu entrava!

Regressei ao jogo em 2008 ou 2009 e, para além da Bwin, onde achava que o software devia estar avariado, comecei também a jogar também na Pokerstars … quem sabe eles tivessem uma versão mais actualizada onde as Bullets nunca perdessem!