sábado, 23 de novembro de 2013

MTT´s




Mudanças no jogo e estratégia short stack



Fala galera,
 
Uma das coisas que tornam o poker um esporte apaixonante é a certeza de que a cada dia que passa ele evolui. Não falo do seu crescimento fora das mesas, como esse que vem ocorrendo no Brasil, mas da sua capacidade de adaptação por conta da dinâmica do próprio jogo. E para ser um jogador vencedor é preciso estar muito atento a essas mudanças pois são nos detalhes que devemos encontrar as brechas para tirar vantagem (e fichas) dos adversários.
 
Se uma jogada funciona bem hoje, daqui alguns meses pode não ser mais tão lucrativa. Algo que é bom agora pode ser ainda bem melhor com alguns ajustes estratégicos.
 
Um exemplo simples dessa evolução que estou falando foi a diminuição do valor do bet inicial que antigamente era de no mínimo 3 vezes o valor do big blind (3x bb). Os jogadores perceberam que estavam colocando fichas a mais para representar uma mesma ação ou força de mão e hoje o mais comum é um raise de 2 a 2,5x ficando cada vez mais próximo do mini raise nas fases avançadas de um torneio.
 
Foi com base em detalhes desse tipo que lá no meu tempo de grind Sit and Go desenvolvi a minha estratégia short stack.
 
Um pensamento muito comum no mundo do poker é: se tem 10 big blinds ou menos você está quase morto e tem que ir all in com praticamente qualquer coisa.
 
Sempre achei isso um absurdo, principalmente no poker online. Tudo bem que com 10 big blinds suas ações são bem limitadas, porém não faz o mínimo sentido colocar todo um torneio em risco com um mão fraca só porque é botão e ninguém apostou antes. Pra tomar a decisão de ir all in você deve se basear em mais informações do que somente o número de bbs. Tem hora que nos torneios turbos o maior stack da mesa tem por volta de 10 big blinds!!
 
O principal fundamento da estratégia short stack é a sobrevivência. Ter poucas fichas é ruim, mas muito pior é estar eliminado do torneio! E one chip, one chair! Quantos torneios já cravei ou vi gente cravando tendo menos que UM big blind.
 
Sabendo disso a primeira atitude do jogador pra reverter essa situação é não se desesperar. Depois ele deve se perguntar: mesmo com menos de 10 bbs, o meu stack machuca o stack da maioria dos meus adversários? Se conseguir uma dobrada volto pro jogo? Se as respostas forem positivas é porque você ainda tem alguma força e pode esperar por um bom spot para colocar as suas fichas em jogo, sendo o favorito na mão, ou até mesmo dar um mini raise e foldar ficando com menos fichas caso entenda que o vilão esteja mais forte que você!
 
Agressividade é uma das melhores armas no poker, mas tem horas que a única coisa que importa no torneio é sobreviver. E se você for o último a sair da mesa é porque foi o campeão!
 
Deixem seus comentários aqui no post sobre o assunto! Vou ver de separar algumas mãos do final de semana e depois coloco aqui também. Grande abraço galera!
 
Caio Pessagno Team PokerStars Online


Aqui fica a minha grelha para amanhã, para aplicar as pessagnadas em grande :)



Se a variância estiver do meu lado vai ser épico ... se não estiver, paciência!


Sem comentários:

Enviar um comentário