quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Valor investido na sessão e bankroll


Para quem leva isto a sério ... vale a pena ler e reflectir!


...........................................................................................................................................

Fala galera,

Vou responder aqui algo que muita gente perguntou nos comentários dos posts. O tema é basicamente Controle de Bankroll (BR), mais especificamente para grind de Sit and Go.

A primeira coisa que o jogador de poker online tem que saber é que uma sessão é feita de muitos torneios. Por isso não se pode pensar somente no valor do buy-in de um ou outro torneio mas sim o total que será gasto jogando torneios naquela sessão. Então se você for jogar 10 sit and go $1.50, 9 jogadores, gastará $15,00.

Assim, pra poder praticar um bom poker, com a cabeça tranquila e que a questão financeira não influenciando nas decisões tomadas no pano, acredito que um bankroll que ofereça conforto ao jogador deve ter de 15 a 25 buy-ins de sessão (e não buy-in do sit), o mais seguro seria de 20 a  30! No caso da sessão com 10 sit de $1.50, é recomendável ter em caixa entre $225 e $375. Se a sessão terá 10 sit de $10, é bom ter em caixa de $1500 a $2500.

Viu como não se pode deixar enganar pelo valor do buy-in do torneio? Você não compara $1.50 com $300, mas $15 em $300. Se for ver bem a margem nem é tão grande assim… são 15 a 25 sessões que você terá que botar suas habilidades em jogo para transformar esse investimento em lucro! Caso essas sessões positivas não estejam entrando, reajuste o valor do buy-in dos torneios para não sair dessa margem de segurança anti-ferro! Hahaha! E se for grindar multitables esse caixa precisa ser ainda maior pois é muito mais exposição.

Por isso é bom que cada passo seja sempre bem calculado. Acredito que é mais importante aumentar o número de torneios jogados em um dia do que subir o valor do buy-in. Quanto mais jogos, menor a variância e você consegue diluir os resultados em uma amostragem maior de mesas.

Claro que cada caso é um caso e se você está vendo que uma outra estratégia está funcionando siga o que sua intuição diz. Agora o controle de BR é algo tão importante que se você faz isso bem feito, certamente também sabe o que está fazendo com as suas fichas nos torneios!

Espero que tenham curtido o post! Depois eu entro mais no assunto técnico do jogo sit and go que também foi muito perguntado pela galera.

Caio Pessagno

1 comentário: